Afrocentricidade, redes de formação e pedagogias de (re) existências: documentação narrativa de experiências pedagógicas na Educação Básica
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar experiências pedagógicas afrocêntricas dos/as professores/as pretos/as sobre/com as políticas de conhecimento produzidas nos espaços coletivos e autônomos de formação. Especificamente buscamos dialogar sobre o movimento de formação produzido nas rodas/redes de docentes e suas contribuições na construção coletiva de saberes docentes. Ancorando-nos na pesquisa narrativa, foram documentadas experiências pedagógicas de professores (as) pretos (as) de diferentes lugares do Brasil como dispositivos de investigação e espaço de produção de sentidos e de práticas curriculares. A partir dos resultados da investigação-formação, os (as) professores (as) revelaram a emergência de um movimento de (re) conhecer-se, a medida que, por meio dos encontros e das partilhas de experiência, identificaram práticas (e angústias) em comum, narram sobre a potencialidade dos seus saberes pedagógicos e dos (as) seus pares, demonstrando que a construção coletiva de saberes e o compartilhamento de experiências constituem potencialidades pedagógicas fundamentais para o reconhecimento e consolidação de pedagogias de (re) existência na educação pública orientadas por práticas curriculares afrocêntricas. Palavras-chave: Afrocentricidade. Pedagogias de (re) existência. Redes de Formação. Documentação de Narrativas de Experiências Pedagógicas.Educação Básica.Referências
ASANTE, M. K. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009, p.121-145.
ASANTE, M. K. Afrocentricidade como crítica do paradigma hegemônico ocidental: introdução a uma ideia. In: Ensaios Filosóficos, Volume XIV. Tradução: Renato Noguera, Marcelo J. D. Moraes e Aline Carmo. Dezembro/2016. p.09-18.
ASANTE, Molefi Kete. A ideia afrocêntrica em educação. Tradução de Ricardo Matheus Benedicto. In: Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 31: mai.-out./2019, p. 136-148. Acesso em: 15.06.2022. Disponível em: https://doi.org/10.26512/resafe.vi30.28261
DOVE, Nah. The afrocentric school [a blueprint]. New York: Universal Write Publications LLC, 2021.
EVARISTO, Conceição. Narrativas de (re) existência. In: PEREIRA, Amilcar Araújo (org). Narrativas de (re) existência: antirracismo, história e educação. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2021, p.23-48.
FERREIRA, Taisa de Sousa. Entre o real e o imaginário: problematizando o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia em relação a gênero e sexualidade. 2013. 319 f. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Feira de Santana. Programa de Pós-Graduação em Educação. Feira de Santana, 2013.
MADHUBUTI, Haki. MADHUBUTI, Safisha. Educação Afrocentrada: Seu valor, importância e necessidade no desenvolvimento de crianças negras. In: Journal of Education, Boston University, v. 172, n. 2, 1990. Traduzido por Roberta Maria Federico (2018) – CEFET/RJ.
NUNEZ, Joana Maria Leôncio. RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Pedagogias de (re)existências do movimento de mulheres negras na Bahia em tempos de pandemia. In: ODEERE, v. 6, n. 01, jan./jun., p. 287-310, 2021.
PEREIRA, Amilcar Araújo. Narrativas de (re) existência e educação antirracista. In: PEREIRA, Amilcar Araújo (org). Narrativas de (re) existência: antirracismo, história e educação. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2021, p.49-76.
REIS, Maurício de Novais. FERNANDES, Alexandre de Oliveira. AFROCENTRICIDADE: Identidade e centralidade africana. In: ODEERE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade – UESB. ISSN: 2525-4715 – Volume 3, número 6, julho – dezembro de 2018. Acesso em: 15.06.2022. Disponível em: https://doi.org/10.22481/odeere.v3i6.4302
SOARES, Diullia Graziela de Souza. OLIVEIRA, Leone Rangel Rosa de. TRANSFORMANDO OS COMPARTILHAMENTOS NAS REDES SOCIAIS EM INSPIRAÇÕES PEDAGÓGICAS. In: RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão (Orgs.) Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: profissão docente e ensino remoto emergencial [recurso eletrônico] 1ªed. Curitiba: Brazil Publishing, v.06, 2021.p.143-151.
SUÁREZ, Daniel. Docentes, narrativa e investigación educativa - La documentación narrativa de las prácticas docentes y La indagación pedagógica Del mundo y las experiencias escolares. In: SVERDLICK, I. et all. In: La investigación educativa: Una herramienta de conocimiento y de acción. Buenos Aires: Noveduc, 2007. Disponível em:
https://www.academia.edu/3355641/Docentes_narrativa_e_investigaci%C3%B3n_educativa_La_do cumentaci%C3%B3n_narrativa_de_las_pr%C3%A1cticas_docentes_y_la_indagaci%C3%B3n_pedag%C3%B3gica_del_mundo_y_las_experiencias_ Acesso em: 08/11/2020.