Engajamento de sujeitos com perfil diversificado em ações educativas no campo da educação ambiental crítica: o caso do Projeto Territórios do Petróleo
Resumo
O objetivo do artigo é analisar o engajamento de sujeitos com perfil diversificado em ações educativas no campo da Educação Ambiental crítica, não formal, basilada na educação popular. Para este estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Para o estudo de caso realizamos pesquisa documental e a observação participante. O campo da pesquisa foi o projeto Territórios do Petróleo: royalties e vigília cidadã, um dos projetos do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC), vinculado ao licenciamento ambiental federal. O foco do projeto é mitigar desinformação e qualificar sujeitos impactados pela exploração do petróleo e gás, para exercerem o controle social sobre o uso dos royalties nos seus municípios. Os dados da pesquisa demonstraram que o perfil diversificado dos sujeitos da ação educativa nesse campo não é um entrave, mas uma potencialidade para o seu engajamento nas ações e objetivos propostos. Palavras-chave: Engajamento. Diversidade. Educação Ambiental não formal.Downloads
Publicado
22-10-2023
Como Citar
Lemos, S. F. C., & Martínez, S. A. (2023). Engajamento de sujeitos com perfil diversificado em ações educativas no campo da educação ambiental crítica: o caso do Projeto Territórios do Petróleo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10910. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10910
Edição
Seção
Edição Comemorativa