Ensino de Ciências e Artes a partir da Leitura de Imagem Interdisciplinar: uma proposta formativa emancipadora e humanizadora

Autores

  • Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse Universidade Estadual de Maringá
  • Carla Emilia Nascimento Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá - UEM

Resumo

A imagem se impõe como a principal fonte documental da humanidade, isso porque os primeiros registros realizados se deram por imagem, servindo como instrumento de humanização ou de poder nas mãos da indústria cultural. O objetivo desse estudo é analisar a imagem A natureza - mediadora da comunicação entre o homem e o mundo da cultura de Francisco Brennand, a partir da Leitura de Imagem Interdisciplinar (LI²) e compreender suas contribuições para o Ensino de Ciências e de Artes, com vistas a formação crí­tica, reflexiva e emancipadora, em que a imagem atua como instrumento de humanização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Os estudos proporcionaram a indicação de possí­veis caminhos de discussão de conteúdos em ensino de ciências, a partir de uma abordagem orientada pelo aporte teórico do campo da arte e da interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Ensino pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual do Paraná ? UNESPAR, campus de Paranavaí­, área do conhecimento Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR. Possui Especialização em: Arte-Educação e arteterapia no ambiente escolar; Administração, Supervisão e Orientação Educacional; Psicopedagogia Institucional e Clí­nica; Educação Especial: Atendimento as Necessidades Especiais. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí­ (2003) e Letras/ Inglês - PARFOR pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como Pedagoga na Educação Infantil e Ensino fundamental (anos iniciais) no municí­pio de Nova Esperança/PR e como Professora colaboradora pelo Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - campus Paranavaí­).

Carla Emilia Nascimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - 2011) com especialização em Arte e Ensino das Artes pela Faculdade de Artes do Paraná, FAP (2010). Possui graduação em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (2005). É professora efetiva de Arte na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, no Colégio Estadual Instituto de Educação Cesar Prieto Martinez.

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Atua em disciplinas ligadas a formação pedagógica para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM).

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professor Titular desde 2001, atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(-UTFPR/PG) e de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM). Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Cientí­fica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel -1991/92).

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução: Estela dos Santos Abreu e Claudio C. Santoro. Campinas/SP: Papirus, 1993.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaios sobre a imaginação da matéria. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22 jul. 2022.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura (Movimentos de cultura popular). In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 171 – 172.

BRENNAND, Francisco. Francisco Brennand, mestre dos sonhos. Revista comunicação & educação. Ano XVI. número 2. jul/dez 2011, p. 113 – 124.

CUNHA, Fernanda Pereira da. Arte/educação versus e-arte/educação no contexto da cultura digital e não digital: Abordagem Triangular x Sistema Triangular Digital. In: CUNHA, Fernanda Pereira da; LOBATO, Iolene Mesquita (Orgs.). Fundamentos da arte/educação digital. Goiânia: Gráfica UFG, 2019. p. 29 – 42.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Construindo aspectos teóricos-metodológicos da pesquisa sobre Interdisciplinaridade. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.11 – 29.

FEITOSA, Sonia Couto Souza. Método Paulo Freire – Princípios e práticas de uma concepção popular de educação. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação. São Paulo, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GÓES, Moacir de. Coletivo. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p.131 – 133.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Tradução: Marina Appenzeller. 14. ed. Campinas/ SP: Papirus, 2012.

LEAL, Cristiane Ziegler; MINUZZI, Reinilda de Fátima Berguenmayer. Imagen, cultura y producción de sentido. In: MIRANDA, F.; VICCI, G.; ARDANCHE, M. (Orgs.). Actas del I Seminario Internacional de Investigación en Arte y Cultura Visual. Dispositivos y artefactos, Narrativas y Mediaciones. Montevidéu, Uruguai: Universidad de la República, 2018. p. 377 – 382. Disponível em: https://seminarioculturavisual.enba.edu.uy/. Acesso em: 19 abr. 2022.

PLATÃO. A República. Organização: Daniel Alves Machado – Brasília: Editora Kiron, 2012.

REIS, Paulo Roberto de Oliveira. Arte de vanguarda no Brasil: os anos 60. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

SANTAELLA, Lúcia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos; 2012.

SANTAELLA, Lúcia; NÖRTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. 9. reimpressão. São Paulo: Iluminuras, 1997.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. Histórias inéditas da educação popular: do Sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. 2.ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2001.

SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de Imagem: reflexões e possibilidades teórico-práticas. Labore em Ensino de Ciências. Vol. I, no 1 (2016). p. 128-136. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866/pdf>. Acesso em 01 fev. de 2021.

SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciência [em linea]. 2015, 40 (6), 423-432. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/3283. Acesso em: 4 mai. 2022.

SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 23-38, set./dez. 2018. Disponível em: < Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência>. Acesso em: 08 mai. 2022.

SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagem interdisciplinar: análise de professores em formação. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. Año 2021. Número Extraordinário. Memórias del IX Congresso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencia. p. 3550-3556. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/356474888_leitura_de_imagem_interdisciplinar_analises_de_professores_em_formacao_interdisciplinarity_image_reading_analyse_of_teachers-in-service. Acesso em: 8 mai. 2022.

SILVA, Josie Agatha Parrilha da; MELO, Marcos Gervânio de Azevedo; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; LAURINDO, Anderson Pedro. Imagens na educação científica: uma abordagem cts. In: LAURINDO, Anderson Pedro; SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni (Orgs). Educação para a ciência e CTS: um olhar interdisciplinar [livro eletrônico]. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020.

SILVA, Josie Agatha Parrilha da. Imagem como fonte de pesquisa. In: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira; Batista, Michel Corci (Orgs). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1. ed. Maringá, PR : Gráfica e Editora Massoni, 2021.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginaçao e criação na infância. Tradução: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Downloads

Publicado

19-09-2024

Como Citar

Iwasse, L. F. A., Nascimento, C. E., Silva, J. A. P. da, & Neves, M. C. D. (2024). Ensino de Ciências e Artes a partir da Leitura de Imagem Interdisciplinar: uma proposta formativa emancipadora e humanizadora. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10766. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10766

Edição

Seção

Artigos