Documentação Pedagógica e avaliação em contexto: diálogos na prática de professores da educação infantil

Autores

  • Cleonice Maria Tomazzetti Universidade Federal de São Carlos
  • Giovana Alonso Botega Universidade Federal de São Carlos
  • Juliana Moreira Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS

Palavras-chave:

Avaliação; , Documentação Pedagógica. , Práticas pedagógicas. , Educação infantil.

Resumo

Este artigo contempla a questão da avaliação na Educação Infantil abordando sua fundamental contribuição na prática pedagógica no que diz respeito à qualificação do trabalho desenvolvido junto às crianças e à formação dos professores. Buscou-se estabelecer um diálogo a partir de duas pesquisas realizadas em instituições de Educação Infantil em que a Documentação Pedagógica foi abordada visando a avaliação e a auto avaliação de professores e suas práticas. O referencial teórico das duas pesquisas vai ao encontro dos estudos sobre a infância, e a metodologia utilizada em ambas lhes confere um status participante, nas quais os pesquisadores estabelecem relação í­ntima com seus sujeitos de estudo, neste caso, crianças e professoras da Educação Infantil. Dentre os principais resultados, destaca-se a oportunidade instaurada pela Documentação Pedagógica de olhar para a infância em sua pluralidade, com respeito às crianças e às suas linguagens.

Biografia do Autor

Cleonice Maria Tomazzetti, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos e lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas EdIPIC - Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto.

Giovana Alonso Botega, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, Pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos, Professora da Educação Básica e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas EdIPIC - Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto.

Juliana Moreira, Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em docência na Educação Infantil, professora e coordenadora pedagógica na Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas EdIPIC - Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto.

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Publicado

29-05-2024

Como Citar

Tomazzetti, C. M., Alonso Botega, G., & Moreira, J. (2024). Documentação Pedagógica e avaliação em contexto: diálogos na prática de professores da educação infantil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10733. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10733

Edição

Seção

Artigos