Incursões do negro no sistema educacional brasileiro: uma análise crí­tica da bibliografia

Autores

  • Sheila Ferreira Miranda UFSJ

Resumo

O texto parte de uma leitura crí­tica sobre as produções da historiografia da educação, para discutir as chagas do racismo na conjuntura educacional brasileira a partir de uma revisão da literatura, tendo como focos de análise o perí­odo do processo de abolição do trabalho escravo e suas ressonâncias, bem como as vicissitudes das transformações de sentido do preconceito na conjuntura pós-colonial. Neste í­nterim, compreendemos que o acesso deste contingente ao sistema educacional não pode ser caracterizado como um processo de inclusão, mas como um sistema de incursões. A partir destes parâmetros concluí­mos que a prática discriminatória ainda persiste no âmbito educacional, consolidando um quadro alarmantemente racista, embora ao longo dos tempos, o conteúdo e função do preconceito se transformem, acompanhando as mudanças históricas.

Biografia do Autor

Sheila Ferreira Miranda, UFSJ

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP e pesquisadora do NEPIM - Núcleo de Estudos e Pesquisas Identidade-Metamorfose. Atualmente, Professora Adjunta no Departamento de Psicologia pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei e Editora da Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais.

Publicado

26-12-2016

Como Citar

Miranda, S. F. (2016). Incursões do negro no sistema educacional brasileiro: uma análise crí­tica da bibliografia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 102–126. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1013

Edição

Seção

Artigos