A construção da professoralidade e os saberes docentes do professor iniciante

Auteurs-es

  • Luiz Antonio Frezzarin ETEC Ferrúcio Humberto Gazzeta
  • Renata Sieiro Fernandes

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210172

Résumé

O objetivo da pesquisa é levantar e analisar os aspectos que constituem a professoralidade e a construção dos saberes docentes do professor iniciante. O referencial teórico baseia-se em Nóvoa, Tardif, Kenski, Saiani e outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo participante, sendo descritiva e analí­tica quanto aos objetivos. Tem como técnicas de construção de dados o levantamento e revisão bibliográfica, entrevistas gravadas e transcritas. Considera-se que os professores iniciantes por não terem bagagem de experiência docente, que lhes permita lidar com as situações novas e necessidades de improviso, fazem uso frequente do tateio e erro. No caso de professores licenciadas, o fato de terem feito estágio na Graduação facilitou o desenvolvimento de práticas docentes, mas, para os professores bacharéis, a experiência inicial na profissão de professor foi mais difí­cil, pois necessitaram de ajuda de professores mais experientes para o preparo das aulas e outras atribuições docentes. Palavras-chave: Professor iniciante. Professoralidade. Ensino Técnico. Saberes docentes.

Biographie de l'auteur-e

Renata Sieiro Fernandes

Pedagoga, mestre, doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Grupo de Pesquisa PHALA: Educação, Linguagem e Práticas Culturais, da UNICAMP.

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Publié-e

2022-07-09

Comment citer

Frezzarin, L. A., & Sieiro Fernandes, R. (2022). A construção da professoralidade e os saberes docentes do professor iniciante. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 210–228. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210172

Numéro

Rubrique

Artigos