Reinventando Freire no século XXI: educação para a cidadania, protagonismo infanto-juvenil e Orçamento Participativo nas escolas
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210086Résumé
Neste ano, celebramos três centenários que inspiraram muitos educadores progressistas em todo o mundo. Em primeiro lugar, 2021 marca o 100º aniversário da criação de Summerhill, uma das primeiras experiências (senão a primeira) sobre democracia escolar no mundo. Em segundo lugar, neste ano, comemoramos o 100º aniversário de Edgar Morin, um sociólogo e filósofo francês que dedicou sua vida em busca da justiça social e fez contribuições significativas para o papel da educação na promoção da democracia, da igualdade, da transformação social e da sustentabilidade (ver, por exemplo, MORIN, 2002). Em terceiro lugar, este ano marca o centenário do nascimento de Paulo Freire (1921-1997), um dos pensadores educacionais mais influentes da segunda metade do século XX. Considerando o tema desta edição especial da Revista Educação e Cultura Contemporânea, iremos nos concentrar nas conexões entre algumas das ideias de Paulo Freire (particularmente aquelas relacionadas à educação para a cidadania e a democracia escolar) e um processo conhecido como Orçamento Participativo nas escolas. Palavras-chave: Paulo Freire. Educação cidadã. Orçamento Participativo. Democracia escolar. Protagonismo juvenilTéléchargements
Publié-e
2021-08-13
Comment citer
Bartlett, T., & Schugurensky, D. (2021). Reinventando Freire no século XXI: educação para a cidadania, protagonismo infanto-juvenil e Orçamento Participativo nas escolas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 08–37. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210086
Numéro
Rubrique
Artigos