Quarentena com crianças: os memes e as representações sociais sobre as crianças na crise da covid-19

Auteurs-es

  • Érica Nayla Harrich Teibel Universidade Federal do Mato Grosso
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210146

Résumé

O objetivo deste estudo é analisar as representações sociais sobre as crianças compartilhadas nas redes sociais por meio de memes, após o iní­cio da quarentena, que ocorreu devido à pandemia de coronaví­rus no Brasil. O referencial teórico baseou-se na teoria das representações sociais. Foi criado um banco de dados composto por postagens que circularam nas redes sociais no primeiro mês de quarentena, sendo selecionados os memes que retratavam a convivência entre adultos e crianças. Os materiais foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que a crise provocada pela covid-19 motivou conflitos no que se refere à possibilidade do atendimento das necessidades de adultos e crianças. Tal cenário mobilizou sistemas de pensamento acerca das crianças, tensionando significações que as caracterizavam como um ser potencialmente perigoso ou mau em contraponto com o reconhecimento da criança como um ser de necessidades e direitos. Palavras-chave: Representação social. Crianças. Pandemia. Quarentena da covid-19.

Téléchargements

Publié-e

2022-06-25

Comment citer

Teibel, Érica N. H., & Andrade, D. B. da S. F. (2022). Quarentena com crianças: os memes e as representações sociais sobre as crianças na crise da covid-19. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 112–138. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210146

Numéro

Rubrique

Seção temática