Gêneros, Educação e Cultura Escolar: aspectos históricos e teóricos para uma pauta de discussões sobre os direitos das mulheres e a educação no Brasil

Auteurs-es

  • Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marí­lia, São Paulo
  • Rosane Michelli de Castro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Francisco Arrais Nascimento Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240009

Mots-clés :

Educação. , História da Educação. , Brasil. , Gêneros. , Docência.

Résumé

As relações dos gêneros no Brasil, onde se reproduz o sistema patriarcal, em um envolvimento capitalista, os quais usam dispositivos de controle social, ressaltando as mulheres nesse processo histórico cultural, as quais foram construí­das como seres humanos inferiores do ponto de vista laboral docente. A feminização da profissão docente no Brasil, século XIX, configurou-se inicialmente como oportunidade de vida laboral pública às mulheres brancas e elitizadas, mas, também evidencia-se limitações de qualificação. Realizou-se uso de uma pesquisa bibliográfica, ancorada em relatos orais de professoras. Compreende-se que para a Educação Básica, em seus anos iniciais como um espaço feminino, houve um rearranjo da disposição dos dois gêneros no mundo do trabalho, e, o processo de transição monarquia - república, ressaltam reflexões para o processo de escolarização, abrindo espaço na agenda de dois movimentos sociais e apresentando uma "solução" para as demandas do movimento feminista por espaço e autonomia para as mulheres.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza, Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marí­lia, São Paulo

Mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marí­lia - SP; graduanda em Licenciatura em Pedagogia (Unesp/Campus de Marí­lia -SP; graduada em Direito pelo Centro Universitário Eurí­pedes de Marí­lia (UNIVEM, 2016). Tem como interesse de pesquisa os seguintes temas: Educação, História da Educação, Gêneros, Direitos Humanos das mulheres, formação de professoras e professores. Faz parte do corpo editorial da Revista do Instituto de Polí­ticas Públicas de Marí­lia - IPPMAR. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas HiDEA-Brasil-História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil (Saberes, práticas e culturas escolares e acadêmicas), na linha de História e Filosofia da Educação e NUDISE - Núcleo de Gênero e diversidade sexual na Educação.

Rosane Michelli de Castro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Atua como professora assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e como professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC - Unesp/Marí­lia. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade de Marí­lia (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2010). Integrou o Programa Interinstitucional MINTER UNESP/UTFPR, entre 2013 e 2015. É membro do Conselho Editorial Acadêmico da Ed. Oficina Universitária - FFC-Unesp/Marí­lia, consultora ad hoc da Revista de Estudos Pedagógicos (Rbep) e integra o quadro de assessores cientí­ficos da Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Coordena o Programa e Projeto Integrado de Pesquisa A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011), mediante os quais coordenou o projeto de pesquisa A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) ? fase I: fontes para a pesquisa, com financiamento FAPESP (Processo n. 2012/10609-0), o projeto A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) ? fase II: periódicos educacionais brasileiros na conformação das disciplinas ou corpos de saberes de Didática e, no triênio 2018-2020, coordenou o projeto de pesquisa A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) ? fase III: a Didática em circulação nos impressos e bibliografia especializada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Ensino Fundamental, Ensino Superior, Pesquisa Educacional. É membro integrante na qualidade de pesquisadora ? linhas de pesquisa: Didática, Currí­culo e Fundamentos da Educação, A pesquisa e a formação do educador, História da formação de professores no Brasil, do Grupo de Estudos e Pesquisa GP FORME ? Formação do Educador, do qual também foi lí­der de 2009 a 2015, cadastrado no CNPq. Atualmente, é Lí­der e pesquisadora do grupo de pesquisa também cadastrado no CNPq, desde abril de 2016, HiDEA-Brasil História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil. Endereço Profissional Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marí­lia, Departamento de Didática. Avenida Hygino Muzzi Filho, 737 Campus Universitário 17525950 - Marí­lia, SP - Brasil - Caixa-postal: 420 Telefone: (14) 34021300 Ramal: 1327 Fax: (14) 34224797 URL da Homepage: http://www.marilia.unesp.br http://lattes.cnpq.br/8973177509376264

Francisco Arrais Nascimento, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2021). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2015) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri (2012). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em organização da informação, organização do conhecimento, memória, sexualidades, autonomeação e classificação, atuando principalmente no domí­nio das dissidências sexuais e de gênero. Endereço profissional: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marí­lia, Departamento de Ciência da Informação. Unesp - Campus de Marilia Mirante 17525900 - Marí­lia, SP - Brasil http://lattes.cnpq.br/5422758405453978

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Publié-e

2024-06-15

Comment citer

Bonini Rodrigues de Souza, A. L., Castro, R. M. de, & Nascimento, F. A. (2024). Gêneros, Educação e Cultura Escolar: aspectos históricos e teóricos para uma pauta de discussões sobre os direitos das mulheres e a educação no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 9894 . https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240009

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