Gêneros, Educação e Cultura Escolar: aspectos históricos e teóricos para uma pauta de discussões sobre os direitos das mulheres e a educação no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240009Mots-clés :
Educação. , História da Educação. , Brasil. , Gêneros. , Docência.Résumé
As relações dos gêneros no Brasil, onde se reproduz o sistema patriarcal, em um envolvimento capitalista, os quais usam dispositivos de controle social, ressaltando as mulheres nesse processo histórico cultural, as quais foram construídas como seres humanos inferiores do ponto de vista laboral docente. A feminização da profissão docente no Brasil, século XIX, configurou-se inicialmente como oportunidade de vida laboral pública às mulheres brancas e elitizadas, mas, também evidencia-se limitações de qualificação. Realizou-se uso de uma pesquisa bibliográfica, ancorada em relatos orais de professoras. Compreende-se que para a Educação Básica, em seus anos iniciais como um espaço feminino, houve um rearranjo da disposição dos dois gêneros no mundo do trabalho, e, o processo de transição monarquia - república, ressaltam reflexões para o processo de escolarização, abrindo espaço na agenda de dois movimentos sociais e apresentando uma "solução" para as demandas do movimento feminista por espaço e autonomia para as mulheres.Références
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