Paulo Freire versus BNCC: perspectivas antagônicas de currículo
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210099Résumé
Este artigo tem como objetivo evidenciar o antagonismo existente entre as concepções curriculares de Paulo Freire e da BNCC. Para tanto, realiza uma análise documental, ressaltando aspectos da concepção de currículo das duas perspectivas: as justificativas, os objetivos, os eixos articuladores do conhecimento, o processo de seleção dos conteúdos escolares e o papel do professor. Demonstra-se que, mais do que concepções diferentes, são perspectivas contraditórias e até antagônicas em vários aspectos. Conclui-se que a obrigatoriedade de observância da BNCC tem como consequência inevitável a exclusão da perspectiva freireana da Educação Básica, negando, assim, as contribuições daquele que é reconhecido mundialmente como um dos maiores educadores de todos os tempos. Palavras-chave: Paulo Freire. BNCC. Currículo. Antagonismo.Téléchargements
Publié-e
2021-06-30
Comment citer
Giovedi, V. M., & Silva, I. M. (2021). Paulo Freire versus BNCC: perspectivas antagônicas de currículo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 293–316. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210099
Numéro
Rubrique
Artigos