Educação Superior, Classe Trabalhadora e Paulo Freire: um diálogo a partir da experiência da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210097Résumé
Este artigo trata da experiência de instituição da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, que desde 2012 oferta um Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, além de cursos de pós-graduação e extensão. A instituição da Escola insere-se na problemática do contexto recente de expansão do acesso à educação superior no Brasil, no qual o perfil dos ingressantes passou a ser mais diversificado, com maior presença dos trabalhadores-estudantes. Grandes desafios são enfrentados por eles, em especial sob a ótica do processo formativo tradicional do meio universitário, para o qual a Escola DIEESE busca trazer alternativas, enfrentando dilemas e avançando em possibilidades. Ao contrapor o modelo tradicional de educação superior, parte-se da proposta de construção de um campo de conhecimento a partir da perspectiva dos trabalhadores, que possui como uma de suas grandes influências a pedagogia freireana. Palavras-chave: Educação Superior. Trabalho. Paulo Freire.Téléchargements
Publié-e
2021-06-17
Comment citer
Kruppa, S. M. P., Junior, F. A., & Ikuta, C. Y. S. (2021). Educação Superior, Classe Trabalhadora e Paulo Freire: um diálogo a partir da experiência da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 253–271. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210097
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Artigos