O FACEBOOK NA EDUCAÇÃO: UM NOVO SUJEITO?

Auteurs-es

  • Giselle Martins dos Santos Ferreira UNESA
  • Estrella D'Alva Benaion Bohadana UNESA/UERJ

Résumé

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o uso do Facebook no apoio complementar on-line em uma disciplina de graduação de um curso presencial. A discussão integra contribuições do pensamento filosófico acerca da relação entre o humano e a técnica, bem como concepções de poder e subjetividade, em particular, da obra de Michel Foucault. Com base em um extenso corpo de dados qualitativos coletados junto a 50 participantes em uma pesquisa exploratória, o texto examina o que parece configurar um processo de criação de um novo espaço de subjetividades. A discussão focaliza os dados colhidos em 3 grupos focais realizados após o término do semestre, com 15 alunos cada um. Conclui que, enquanto o Facebook pode se constituir em um sí­tio que abre novas possibilidade de ser no processo educacional, torna-se, também, em uma perspectiva acrí­tica, um artefato aparentemente dotado de agência e, assim, em um processo de reificação, um questionável novo sujeito.

Bibliographies de l'auteur-e

Giselle Martins dos Santos Ferreira, UNESA

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA, onde coordena a Linha de Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, TICPE; Pesquisadora Visitante na Open University do Reino Unido.

Estrella D'Alva Benaion Bohadana, UNESA/UERJ

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA, Linha de Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, TICPE, e Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Publié-e

2014-09-18

Comment citer

Ferreira, G. M. dos S., & Bohadana, E. D. B. (2014). O FACEBOOK NA EDUCAÇÃO: UM NOVO SUJEITO?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 112–141. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/944

Numéro

Rubrique

Artigos