Agenciamentos da escritura infantil no cotidiano da escola

Auteurs-es

  • Edilma de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silas Borges Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210067

Résumé

No encontro com a criatividade crianceira, saberes, fazeres, afetos e sensações, escrevemos um modo de pensamento que coaduna com a filosofia da diferença. Este texto, é uma composição a partir da pesquisa de Doutorado em Educação, à qual foi ao encontro de movimentos crianceiros disformes que não se deixam aprisionar por ordens de discursos normativos e opressivos. Observamos, anotamos e cartografamos a experiência da singularidade infantil em torno da discussão da igualdade de gênero, na sala de aula, de uma escola pública. Para tanto, realizamos oficinas de escrileituras como aposta polí­tica-poética-metodológica, com o intuito de, por meio dos escritos infantis, conhecer e ressoar o movimento diferencial do pensamento crianceiro. Assim, encontramos agenciamentos inventados no cotidiano da escola, experiências não determinadas e crianças, enquanto afirmação da vida e vontade de potência, às quais são sensí­veis ao modo de enxergar o mundo, as coisas, a vida, os modos de ensino aprendizagem e a educação. Palavras-chave: Cotidiano. Crianças. Educação. Gênero. Singularidade.

Bibliographies de l'auteur-e

Edilma de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso

Silas Borges Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Doutor no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso

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Publié-e

2021-04-23

Comment citer

Souza, E. de, & Monteiro, S. B. (2021). Agenciamentos da escritura infantil no cotidiano da escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 264–285. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210067

Numéro

Rubrique

Criatividade, lúdico e interculturalidade