Agenciamentos da escritura infantil no cotidiano da escola

Autores/as

  • Edilma de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silas Borges Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210067

Resumen

No encontro com a criatividade crianceira, saberes, fazeres, afetos e sensações, escrevemos um modo de pensamento que coaduna com a filosofia da diferença. Este texto, é uma composição a partir da pesquisa de Doutorado em Educação, à qual foi ao encontro de movimentos crianceiros disformes que não se deixam aprisionar por ordens de discursos normativos e opressivos. Observamos, anotamos e cartografamos a experiência da singularidade infantil em torno da discussão da igualdade de gênero, na sala de aula, de uma escola pública. Para tanto, realizamos oficinas de escrileituras como aposta polí­tica-poética-metodológica, com o intuito de, por meio dos escritos infantis, conhecer e ressoar o movimento diferencial do pensamento crianceiro. Assim, encontramos agenciamentos inventados no cotidiano da escola, experiências não determinadas e crianças, enquanto afirmação da vida e vontade de potência, às quais são sensí­veis ao modo de enxergar o mundo, as coisas, a vida, os modos de ensino aprendizagem e a educação. Palavras-chave: Cotidiano. Crianças. Educação. Gênero. Singularidade.

Biografía del autor/a

Edilma de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso

Silas Borges Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Doutor no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso

Publicado

2021-04-23

Cómo citar

Souza, E. de, & Monteiro, S. B. (2021). Agenciamentos da escritura infantil no cotidiano da escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 264–285. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210067

Número

Sección

Criatividade, lúdico e interculturalidade