Experiência Estética: percursos formativos na educação pelas infâncias
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210061Résumé
O artigo traz como ponto central a experiência estética como mobilizadora de sensibilidades nos percursos formativos de futuros docentes que atuarão nas infâncias. A pesquisa foi realizada num curso de Pedagogia, a partir de cinco Oficinas Estéticas, desenvolvidas no ano de 2019. O objetivo foi reinventar práticas educativas, a partir de Oficinas Estéticas, potencializando a criação/autoria, o imaginário e os afetamentos dos envolvidos, fortalecendo o papel do pedagogo crítico/sensível. A abordagem teve viés narrativo, compreendendo a experiência estética como possibilidade de um olhar reflexivo de si e do outro, intensificado no diálogo e na escuta. A pesquisa narrativa tem como aporte conceitual e metodológico, a reinvenção como ato de viver, experienciar e narrar. As pistas e efeitos nos apontaram que a experiência estética é fundamental nos percursos formativos do pedagogo. Amplia as sensibilidades, potencializando a criação e o imaginário, aspectos fundamentais nas práticas docentes com crianças. Palavras-chave: Experiência Estética. Narrativas. Docência. Percursos Formativos. Infâncias.Téléchargements
Publié-e
2021-05-05
Comment citer
Pillotto, S. S. D., Silva, C. C. da, Stamm, E., & Costa, R. de C. F. da. (2021). Experiência Estética: percursos formativos na educação pelas infâncias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 420–440. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210061
Numéro
Rubrique
Estética e educação contemporânea