Experiência Estética: percursos formativos na educação pelas infâncias

Autores/as

  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville
  • Carla Clauber da Silva Secretaria Municipal de Educação de Joinville
  • Eliana Stamm Universidade da Região de Joinville
  • Rita de Cássia Fraga da Costa Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210061

Resumen

O artigo traz como ponto central a experiência estética como mobilizadora de sensibilidades nos percursos formativos de futuros docentes que atuarão nas infâncias. A pesquisa foi realizada num curso de Pedagogia, a partir de cinco Oficinas Estéticas, desenvolvidas no ano de 2019. O objetivo foi reinventar práticas educativas, a partir de Oficinas Estéticas, potencializando a criação/autoria, o imaginário e os afetamentos dos envolvidos, fortalecendo o papel do pedagogo crí­tico/sensí­vel. A abordagem teve viés narrativo, compreendendo a experiência estética como possibilidade de um olhar reflexivo de si e do outro, intensificado no diálogo e na escuta. A pesquisa narrativa tem como aporte conceitual e metodológico, a reinvenção como ato de viver, experienciar e narrar. As pistas e efeitos nos apontaram que a experiência estética é fundamental nos percursos formativos do pedagogo. Amplia as sensibilidades, potencializando a criação e o imaginário, aspectos fundamentais nas práticas docentes com crianças. Palavras-chave: Experiência Estética. Narrativas. Docência. Percursos Formativos. Infâncias.

Biografía del autor/a

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville

Pós Doutora pelo Instituto de Estudos da Criança na Universidade do Minho em Braga/Portugal; Doutora em Engenharia da Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Mestre em Educação: Área de Concentração - Currí­culo - Linha de Pesquisa em Arte/Educação; Especialização em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação, pela Faculdade de Artes do Paraná e Graduada em Licenciatura em Educação Artí­stica - Artes Plásticas pela Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC. Atualmente é docente nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Região de Joinville - UNIVILLE, além de atuar nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na referida instituição. Exerce a função de Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, núcleo esse de caráter institucional e interinstitucional, agregando as universidades comunitárias de Santa catarina. Coordena também uma Pesquisa, intitulada "Indicadores de Aprendizagem em Artes Visuais: desenvolvimento e convalidação" e um Projeto de Extensão com a temática "Educação Patrimonial para a infância: construção de material educativo impresso e formação continuada". Tem participado como consultora em Propostas Curriculares (Municipal, Estadual e Nacional); ministra cursos de extensão e pós-graduação nas áreas de arte/ educação, educação, infância, educação patrimonial e gestão no Estado de Santa Catarina e outros Estados Brasileiros. É avaliadora em reconhecimentos de cursos pelo INEP e pelo Conselho Estadual de Santa Catarina. Dedicar parte de seu tempo ao trabalho em diversas publicações cientí­ficas, entre elas: "Educação Patrimonial: conexões interativas (2011); "Fundamentos e metodologias do ensino da arte" (2011); "Arte, afeto e educação: a sensibilidade na ação pedagógica" (2010); "Uma educação pela infância: diálogo com o currí­culo do 1º ano do ensino fundamental" (2009); "A arte como propulsora da integração escola e comunidade" (2007); "Linguagens da arte na infância" (2007); "Gestão e conhecimento sensí­vel na contemporaneidade" (2006); "Processos Curriculares em Arte: da universidade ao Ensino Básico" (2005); "Arte e o ensino da arte" (2004); "Reflexões sobre o ensino das artes" (2001), entre outros.

Carla Clauber da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Joinville

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI (2003). Especialista em Formação na Técnica de Grupo Operativo (1998 - 2000) e em Clí­nica Psicopedagógica (1994 - 1997), ambas no Centro de estudos psicopedagógicos de Curitiba e em Administração e Supervisão Escolar (1990 - 1991) na Universidade de Nova Iguaçu. Graduada em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino - ACE (1990). Autora de várias publicações em periódicos, livros e capí­tulos de livros, destaque para: Uma educação pela infância: diálogo com o currí­culo do 1º ano do ensino fundamental (2009); Uma Alfabetização pela Infância (2004) e Arte Contemporânea e Educação Infantil (2017). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação ? NUPAE, desde 2003. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville, com experiência na área de Educação, ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currí­culo, formação de professores, ensino e aprendizagem e infância.

Eliana Stamm, Universidade da Região de Joinville

Professora de Arte-Educação; com Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná - Curitiba/PR (1970); Pós-graduação em Prática Social da Arte pelo convênio ECA/USP/UNIVILLE - Joinville/SC (1985); ceramista do Grupo " O barro em expressão"- Joinville/SC. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/ UNIVILLE; Sócia-fundadora do Jardim-Escola Aldeia do Sol.

Rita de Cássia Fraga da Costa, Universidade da Região de Joinville

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Mestre em Educação - UNIVILLE, Licenciada em Artes Visuais - UNIVILLE. Graduada em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior de Joinville (2007). Bolsista CAPES/PROSUC vinculada ao projeto: Deslocamentos de Linguagens e Interfaces Culturais - DESLISE I - no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade - UNIVILLE. Integrante do Grupo de Estudos Imbricamentos de Linguagens - PPGPCS - UNIVILLE e do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE- PPGE - UNIVILLE. Pesquisadora voluntária vinculada ao projeto de pesquisa Educação, experiência e sensibilidade nas práticas educativas - EDUSENPE-- PPGE- Univille. Integrante voluntária do Projeto de Pesquisa DZart: investigação acerca das possibilidades metodológicas do Design e seu uso nos processos de artesania, no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, campus Itajaí­. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: sensibilidades, artesanias, artesanato, práticas educativas, abordagens narrativas, cartografias, formação cultural, construções identitárias, Educação de adultos e idosos

Publicado

2021-05-05

Cómo citar

Pillotto, S. S. D., Silva, C. C. da, Stamm, E., & Costa, R. de C. F. da. (2021). Experiência Estética: percursos formativos na educação pelas infâncias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 420–440. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210061

Número

Sección

Estética e educação contemporânea