Livro Didático Digital Acessível no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
Résumé
Este artigo apresenta resultados de um estudo sobre o livro didático digital acessível na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A pesquisa qualitativa, com uso de diferentes procedimentos de coleta de dados (filmagem em vídeo, registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas), foi realizada em uma escola pública da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa um aluno com deficiência intelectual, sua professora de turma e a professora do Atendimento Educacional Especializado. Os dados foram analisados à luz da perspectiva histórico-cultural. Os resultados, entre outros aspectos, evidenciaram o papel central da mediação pedagógica no processo educacional com alunos com deficiência intelectual. Igualmente, forneceram dados para discutir e problematizar o conceito de desenho universal aplicado à aprendizagem em contextos escolares denominados inclusivos. Palavras-chave: Deficiência intelectual. Desenho Universal para a Aprendizagem. Educação inclusiva. Livro didático acessível.Téléchargements
Publié-e
2020-08-31
Comment citer
Souza, I. M. da S. de, Pletsch, M. D., & Souza, F. F. de. (2020). Livro Didático Digital Acessível no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 216–236. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8483
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Artigos