A METÁFORA FUNDAMENTAL DO DISCURSO DE JOHN DEWEY

Auteurs-es

  • Daniele Cristine de Carvalho USP
  • Tatiane da Silva UNESP
  • Marcus Vinicius da Cunha Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Résumé

Este trabalho visa identificar a metáfora fundamental do discurso filosófico e educacional de John Dewey, segundo os parâmetros da análise retórica. Essa abordagem metodológica é fundamentada em Aristóteles e nas obras de Chaí¯m Perelman e outros autores contemporâneos envolvidos na revisão da filosofia aristotélica. O artigo examina os ensaios "The philosophical work of Herbert Spencer" e "The influence of darwinism on philosophy", publicados por John Dewey respectivamente em 1904 e 1909. Por terem sido escritos nos primeiros anos de Dewey na Universidade de Columbia, cujo ambiente intelectual não era dominado pelo Pragmatismo, esses ensaios podem ser considerados seminais no que tange estruturação dos argumentos do autor. A análise revela que Dewey é favorável às teses evolucionistas darwinistas e contrário às concepções de Spencer. Esse posicionamento sugere que o discurso de Dewey é vinculado à metáfora "percurso indeterminado", pois situa a evolução como processo destituí­do de finalidades previamente inscritas em um plano predeterminado, estando sujeito somente às relações que se estabelecem, de maneira imprevisí­vel, entre os organismos e as condições ambientais que os circundam. Analisando as ideias de Dewey sobre a educação, o artigo conclui que "percurso indeterminado" é a metáfora fundamental do discurso de Dewey, o que pode contribuir para discutir o autor no âmbito da filosofia contemporânea.

Biographie de l'auteur-e

Marcus Vinicius da Cunha, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Área: Filosofia da Educação.

Publié-e

2014-07-14

Comment citer

Carvalho, D. C. de, Silva, T. da, & da Cunha, M. V. (2014). A METÁFORA FUNDAMENTAL DO DISCURSO DE JOHN DEWEY. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 142–162. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/833

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