Educação em região de fronteira amazônica: representações sociais do trabalho docente na diversidade cultural
Résumé
A dificuldade que os professores oriundos do meio urbano encontram para se identificar com a diversidade cultural é algo ainda presente em escolas de fronteira da Amazônia. No cenário multicultural da região, além dos povos indígenas, existem as comunidades quilombolas, além de outras etnias ribeirinhas. O objetivo desta pesquisa foi analisar as representações sociais do trabalho docente por professores de educação básica, inseridos no contexto de diversidade de fronteira na região de Macapá/Oiapoque. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com 21 professores de diferentes etnias e posteriormente analisados sob a luz do Modelo da Estratégia Argumentativa articulado à Teoria das Representações Sociais. Os resultados sugerem um sentimento de desalento quanto às condições de trabalho e a predominância de uma pedagogia excessivamente tradicional, desvalorizadora de aspectos culturais fundamentais à constituição da identidade desses povos, ainda que sobressaia, ao mesmo tempo, um sentimento de luta por sua identidade. Palavras-chave: Educação em regiões de fronteira. Trabalho docente. Representações sociais. Modelo da Estratégia Argumentativa. Multiculturalidade.Téléchargements
Publié-e
2020-02-28
Comment citer
Moraes Neto, C. R. de, Castro, M. R. de, Soares, R. A. M., & Bolite Frant, J. (2020). Educação em região de fronteira amazônica: representações sociais do trabalho docente na diversidade cultural. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 299–324. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7868
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