Ser professor universitário
Résumé
Como se representam os professores de uma universidade pública no desempenho de suas atividades magisteriais? O estudo compara dados de duas pesquisas realizadas no campus cuiabano da Universidade Federal de Mato Grosso: a chamada PROF. 1 em 2000, e a PROF. 2, em 2005. As análises se valem da teoria das representações sociais de Serge Moscovici, e das propostas subseqí¼entes de Jean-Claude Abric e Claude Flament. Objetivou-se encontrar e interpretar as RS dos docentes espalhados pelo campus cuiabano, acerca do objeto ser professor na UFMT, examiná-las, e, posteriormente, estabelecer uma análise comparativa. Os dados nos levaram a concluir que estão sendo consolidadas representações sociais hegemônicas, que revelam o professor como sendo um profissional que necessita de várias qualidades pessoais para executar seu trabalho. Também, foi possível verificar o surgimento e o desaparecimento de representações, mostrando, deste modo, a dinâmica do fenômeno. Palavras-Chave: Educação. Professores. Representações Sociais.Téléchargements
Publié-e
2019-12-05
Comment citer
Paredes, E. C., Lima, R. R., Trindade, D. da S., & Vicente, S. S. (2019). Ser professor universitário. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(11), 49–86. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7427
Numéro
Rubrique
Artigos