Ser professor universitário

Authors

  • Eugênia Coelho Paredes
  • Rosely Ribeiro Lima
  • Dionéia da Silva Trindade
  • Simone Sanches Vicente

Abstract

Como se representam os professores de uma universidade pública no desempenho de suas atividades magisteriais? O estudo compara dados de duas pesquisas realizadas no campus cuiabano da Universidade Federal de Mato Grosso: a chamada PROF. 1 em 2000, e a PROF. 2, em 2005. As análises se valem da teoria das representações sociais de Serge Moscovici, e das propostas subseqí¼entes de Jean-Claude Abric e Claude Flament. Objetivou-se encontrar e interpretar as RS dos docentes espalhados pelo campus cuiabano, acerca do objeto ser professor na UFMT, examiná-las, e, posteriormente, estabelecer uma análise comparativa. Os dados nos levaram a concluir que estão sendo consolidadas representações sociais hegemônicas, que revelam o professor como sendo um profissional que necessita de várias qualidades pessoais para executar seu trabalho. Também, foi possí­vel verificar o surgimento e o desaparecimento de representações, mostrando, deste modo, a dinâmica do fenômeno. Palavras-Chave: Educação. Professores. Representações Sociais.

Published

2019-12-05

How to Cite

Paredes, E. C., Lima, R. R., Trindade, D. da S., & Vicente, S. S. (2019). Ser professor universitário. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(11), 49–86. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7427

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Artigos