Saberes, fazeres e educação na terreira: ensinamentos durante o preparo dos Barquinhos de Iemanjá
Résumé
O artigo versa sobre modos de ensinar e de aprender por meio de preparos ritualísticos dentro de um terreiro do Rio Grande do Sul. O objetivo é discutir sobre os processos educativos envolvidos em duas etapas de preparação dos Barquinhos de Iemanjá no Centro Africano Ogum e Iansã - a elaboração artesanal inicial dos barcos e o preparo das comidas que portam. A etnografia, seguindo os princípios da observação participante, é a estratégia de investigação adotada neste estudo. Como resultado, a primeira etapa do fazer barquinhos ensina a compor família e enreda a pessoa num sentir, pensar e fazer coletivo, pois demanda estar e fazer junto, tendo responsabilidades para com toda uma terreira, seus santos e pessoas. Já o preparo das comidas, como da canjica, "alimenta" a dinâmica da comunidade, ensinando saberes e fazeres de forma geracional garantindo, assim, a continuidade de uma terreira e de um modo de existência. Palavras-chave: Comida. Família. Oferenda. Religiosidade afro-brasileira. Terreiro.Téléchargements
Publié-e
2020-02-28
Comment citer
Dorneles, D. R., & dos Santos, L. H. S. (2020). Saberes, fazeres e educação na terreira: ensinamentos durante o preparo dos Barquinhos de Iemanjá. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 513–532. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7118
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