Saberes, fazeres e educação na terreira: ensinamentos durante o preparo dos Barquinhos de Iemanjá

Auteurs-es

  • Dandara Rodrigues Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luís Henrique Sacchi dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Résumé

O artigo versa sobre modos de ensinar e de aprender por meio de preparos ritualí­sticos dentro de um terreiro do Rio Grande do Sul. O objetivo é discutir sobre os processos educativos envolvidos em duas etapas de preparação dos Barquinhos de Iemanjá no Centro Africano Ogum e Iansã - a elaboração artesanal inicial dos barcos e o preparo das comidas que portam. A etnografia, seguindo os princí­pios da observação participante, é a estratégia de investigação adotada neste estudo. Como resultado, a primeira etapa do fazer barquinhos ensina a compor famí­lia e enreda a pessoa num sentir, pensar e fazer coletivo, pois demanda estar e fazer junto, tendo responsabilidades para com toda uma terreira, seus santos e pessoas. Já o preparo das comidas, como da canjica, "alimenta" a dinâmica da comunidade, ensinando saberes e fazeres de forma geracional garantindo, assim, a continuidade de uma terreira e de um modo de existência. Palavras-chave: Comida. Famí­lia. Oferenda. Religiosidade afro-brasileira. Terreiro.

Bibliographies de l'auteur-e

Dandara Rodrigues Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu - UFRGS. Integrante do Grupo de Estudos Afro (GeAfro)(NEAB-UFRGS).

Luís Henrique Sacchi dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado da Faculdade de Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

Téléchargements

Publié-e

2020-02-28

Comment citer

Dorneles, D. R., & dos Santos, L. H. S. (2020). Saberes, fazeres e educação na terreira: ensinamentos durante o preparo dos Barquinhos de Iemanjá. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 513–532. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7118

Numéro

Rubrique

Seção temática