Ensino Superior em prisões da América Latina: um diálogo com uma experiência piloto no Tocantins/Brasil.

Auteurs-es

  • Aline Campos Universidade Federal do Tocantins
  • Timothy Dennis Ireland Universidade Federal da Paraí­ba

Résumé

No cenário de luta por oferta de educação em prisões, tem-se o desafio de garantir o acesso ao Ensino Superior para as pessoas presas. Neste artigo, buscamos contribuir nesse debate a partir da análise do contexto latino-americano, baseada num estudo bibliográfico e documental, em diálogo com uma experiência piloto que temos acompanhado com dois estudantes que cursam Licenciatura em Matemática a Distância e cumprem pena de privação de liberdade, em regime fechado, em uma unidade prisional do extremo norte do Tocantins. A análise da experiência teve como base os princí­pios teórico-metodológicos da Pesquisa Participante e evidenciou correspondência dos desafios enfrentados com outras experiências latino-americanas. Apesar de se constituir como uma experiência de difí­cil execução, resultados positivos já podem ser identificados. De modo geral, falta avançar em polí­ticas públicas e, para isso, é necessário sistematizar e analisar as experiências, uma demanda em que a universidade assume papel crucial. Palavras-chave: Educação em prisões. Ensino Superior para pessoas presas. Educação e Direitos Humanos. Educação a Distância.

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Publié-e

2020-02-28

Comment citer

Campos, A., & Ireland, T. D. (2020). Ensino Superior em prisões da América Latina: um diálogo com uma experiência piloto no Tocantins/Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 124–145. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7115

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