Lâmpada e lamparina: o diálogo entre saberes e a contribuição para a pesquisa em educação na Amazônia brasileira

Auteurs-es

  • Edla Rodrigues Caldas Universidade Federal de São Carlos
  • Elenice Maria Cammarosano Onofre Universidade Federal de São Carlos
  • Sandra Aparecida Riscal Universidade Federal de São Carlos

Résumé

Este trabalho analisa as contribuições para a pesquisa em educação na região amazônica. Nele, parte-se do problema: quais as contribuições para a pesquisa em educação na região amazônica a partir das bases estabelecidas pelo conhecimento cientí­fico ocidental? Utiliza-se o método dialético para a pesquisa bibliográfica. A fundamentação teórica se dá em diálogo com Santos (2007), Santos e Meneses (2010), Quijano (2010), Ela (2012) e Adorno e Horkheimer (1985). Apresenta-se o pensamento moderno ocidental como pensamento abissal, capaz de criar um monopólio da distinção entre o falso e o verdadeiro na ciência em relação aos demais conhecimentos. Além disso, constata-se a possibilidade de construção de um paradigma cientí­fico capaz de dialogar com os saberes tradicionais e com um projeto de sociedade democrática, com práticas de pesquisa comprometidas com a emancipação dos sujeitos, demonstrando ser possí­vel tomar as bases desse conhecimento cientí­fico e partir para uma prática investigativa de acordo com as especificidades dos povos amazônicos. Palavras-chave: Pensamento Abissal. Pesquisa em Educação. Amazônia brasileira.

Bibliographies de l'auteur-e

Edla Rodrigues Caldas, Universidade Federal de São Carlos

Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, participação, gestão escolar, projeto polí­tico-pedagógico, educação de jovens e adultos, processos educativos e privação de liberdade. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar. Integrante do Grupo de Pesquisa - CNPq: Educação em espaços de restrição e privação de liberdade e do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos. Integrante Grupo de pesquisa Núcleo de Investigação e Práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade EduCárceres/UFSCar, do(a) Universidade Federal de São Carlos.

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Escolar. Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando nos seguintes temas: educação de jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade, formação de professores e demais agentes educativos, práticas sociais escolares e não escolares em espaços de restrição e privação de liberdade. Lí­der do Grupo de Pesquisa CNPq Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Práticas Sociais e Processos Educativos. Coordena o EduCárceres/UFSCar - Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade da Universidade Federal de São Carlos.

Sandra Aparecida Riscal, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Realizou pós-doutorado no Centre de Etudes en Sciences Sociales du religieux (CéSor) da Ecole des Hautes Estudes em Sciences Sociales (EHESS)-Paris- França com financiamento da FAPESP. Atualmente é associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia da educação, sociologia da educação e gestão atuando principalmente nos seguintes temas: racionalização e modernidade, burocracia e gestão democrática.

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Publié-e

2020-02-28

Comment citer

Caldas, E. R., Onofre, E. M. C., & Riscal, S. A. (2020). Lâmpada e lamparina: o diálogo entre saberes e a contribuição para a pesquisa em educação na Amazônia brasileira. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 325–341. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7087

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