Evasão escolar, drogas, criminalidade: os descaminhos na adolescência e suas articulações com questões do sujeito
Résumé
O objetivo deste estudo é refletir sobre a relação entre a Escola, as deficiências dos alunos, as dificuldades dos professores e os riscos psicossociais desses dois grupos. A Escola é um dos caminhos mais importantes para constituição de cidadãos em todos os países letrados e é a principal instituição social depois da família e sua função é escolarizar todas as crianças e adolescentes. Mesmo apresentando avanços, o sistema escolar ainda não desenvolve um projeto pedagógico que retenha a maior parte de seus alunos. Aqui se discute as justificativas dadas pelo sistema sobre as dificuldades de aprendizagem e integração social para desmistificar o que para o senso comum seriam problemas neuropsiquiátricos, carências de todos os tipos e até (in)capacidade dos alunos de assimilar os conteúdos escolares. O que se concluiu é que as políticas públicas nem sempre consideram os principais interessados - jovens de baixa renda - como sujeitos no processo de inclusão, assim como não dão suporte aos docentes no que se refere à saúde mental, para que possam aceitar e escolarizar os alunos que recebem. Neste cenário, a reabilitação psicossocial torna-se uma ferramenta, que vem sendo utilizada por Leite, visando a reafiliação da juventude e a articulação desta com os profissionais que a atendem.Téléchargements
Publié-e
2019-09-12
Comment citer
Leite, L. C., Botelho, A. P., & Lima, B. (2019). Evasão escolar, drogas, criminalidade: os descaminhos na adolescência e suas articulações com questões do sujeito. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(10), 45–59. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7017
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