TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADES: IMPLICAÇÕES NO SUCESSO ESCOLAR
Résumé
TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADES: IMPLICAÇÕES NO SUCESSO ESCOLAR Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante Universidade Federal de Alagoas -UFAL Maria Amélia da Costa Lopes Universidade do Porto-FPCEUP RESUMO Este artigo faz uma reflexão sobre o sucesso educativo de duas turmas de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em Escolas Públicas de Portugal, localizadas na Região Norte, nos Distritos de Porto e Braga, vendo uma possível relação entre esse sucesso com as identidades profissionais das professoras das turmas. Para tanto, realizamos observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas. Fundamentamos as reflexões com base em autores que discutem a formação das identidades docentes em interface com as novas demandas educacionais, dentre os quais citamos: Kleiman (1998); Lopes (1993, 2002, 2007a e b, 2012); Lopes & Pereira (2008); Placco et al. (2012), entre outros. Justificamos a realização de estudos dessa natureza tendo em vista as exigências do contexto atual, caracterizado como de instabilidade social intensa, no qual as reformas educacionais têm sido o fator mais importante, na medida em que solicita uma verdadeira reestruturação no trabalho docente e, por conseguinte, afeta as identidades dos profissionais da educação. Para tentarmos entender a relação entre esse sucesso e as identidades das docentes, buscamos respostas para as seguintes indagações: é possível estabelecer uma relação entre o sucesso educativo dos alunos das duas turmas e as identidades das docentes? Como ocorreu a trajetória profissional dessas professoras? Quais as expectativas dessas docentes com relação ao sucesso escolar de seus alunos? Os resultados apontam que o sucesso educativo dos alunos se relaciona com vários aspectos das identidades das docentes, dentre os quais a visão otimista da educação, a perspectiva de sucesso dos alunos, as trajetórias marcadas por experiências exitosas em vários contextos educacionais, o exercício de função. Para além disso, existe um conjunto de variáveis educacionais que são respondidas de forma adequada pela escola, pelas famílias, pelo desenvolvimento de programas e projetos e sobretudo pela formação e compromisso profissional das professoras. Palavras-Chave: Trabalho Docente; Identidade Docente; Sucesso Escolar Endereço: Av. Silvio Viana, nº 2357, Aptº 401, Ponta Verde, Maceió-AL. CEP: 57.035-160 Telefone: (82) 99058205 E-mail: auxiliadora.s.cavalcante@gmail.com E-mail: amelia@fpce.up.ptTéléchargements
Publié-e
2013-10-10
Comment citer
Cavalcante, M. A. da S., & Lopes, M. A. da C. (2013). TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADES: IMPLICAÇÕES NO SUCESSO ESCOLAR. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(22), 4–23. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/678
Numéro
Rubrique
Artigos