O cinema como elemento formativo cultural: articulação de narrativas, estéticas e memórias em Fátima/BA
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210120Résumé
Abordamos neste texto as articulações entre narrativa, estética e memória por meio do cinema no município de Fátima, situado no agreste baiano e onde sequer existe cinema. No entanto, observa-se que hoje a cidade pode ser considerada um polo de produção cinematográfica do sertão baiano e vem, involuntariamente, construindo uma pedagogia popular do cinema por meio dos trabalhos do diretor Dalmy Ribeiro e de sua produtora, JD Filmagens. Com a realização dessas obras, Dalmy elabora narrativas que transcendem o espaço-tempo onde elas são exibidas, articulando-se às memórias e histórias dos sujeitos presentes, configurando-as como metanarrativas - ao envolver os espectadores em uma experiência subjetiva e singular, quando estes reconhecem-se nos personagens, no enredo e locações onde os filmes foram gravados, como se estivessem assistindo suas próprias experiências e histórias de vida. Nosso objetivo foi refletir como o trabalho desenvolvido pelo cineasta fatimense tem se constituído nessa pedagogia popular do cinema. Palavras-chave: Cinema em Fátima/BA. Estéticas e Memórias. Metanarrativas. Pedagogia Popular do Cinema.Téléchargements
Publié-e
2021-04-09
Comment citer
Santos, J. D. A. dos, & Dantas, J. O. (2021). O cinema como elemento formativo cultural: articulação de narrativas, estéticas e memórias em Fátima/BA. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 323–258. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210120
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