Adaptação e Validade de Conteúdo da Escala de Atitudes e Crenças de Professores sobre Homossexualidade
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210043Résumé
A homofobia é um preconceito que vem se tornando cada vez mais sutil e devastador, trazendo à tona inúmeras discussões sobre Direitos Sexuais e Direitos Humanos. O ambiente escolar é frequentemente alvo de manifestações de discriminação simbólica ou social contra o(a)s homossexuais. Há muito para ser feito, a fim de se ter uma sociedade mais justa e igualitária, e promover uma reflexão sobre a construção sócio-histórico-cultural da sexualidade e da repressão sexual, que a permeia, é um trabalho a ser realizado junto aos professores. Diante de um levantamento de escalas sobre homofobia existentes na literatura, percebeu-se a escassez de instrumentos utilizados em pesquisas internacionais, os quais poderiam auxiliar as políticas públicas e as ações da sociedade em geral, se estes fossem validados para o contexto brasileiro. Em decorrência, apresenta-se, de forma cautelosa, o processo empreendido para a adaptação e a validade de conteúdo para a língua portuguesa da escala Teachers" Attitudes and Beliefs about Homosexuality, desenvolvida por Pérez-Testor et al., com a finalidade de captar as atitudes e crenças dos professores brasileiros em face da homossexualidade (perpassando a homofobia). O processo de adaptação e validade de conteúdo efetivado seguiu cinco etapas: tradução, retrotradução, avaliação da equivalência semântica e referencial, análise crítica de especialistas, definindo uma versão-síntese, e um pré-teste. A versão-síntese obtida mostrou ser de fácil entendimento, por parte dos professores, público-alvo da referida escala, e não constitui um instrumento de difícil aplicação. Palavras-chave: Homossexualidade. Escala de Avaliação. Medidas de Atitude.Téléchargements
Publié-e
2021-01-19
Comment citer
Rondini, C. A., Maron, F. R., & Souza, L. L. de. (2021). Adaptação e Validade de Conteúdo da Escala de Atitudes e Crenças de Professores sobre Homossexualidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 313–337. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210043
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Artigos