Mediadores e formas de ler literatura digital e digitalizada por leitores jovens

Auteurs-es

  • Mônica Daisy Vieira Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Résumé

A leitura literária digital é compreendida como a leitura de literatura digital e de literatura digitalizada. Apresentamos os modos de ler literatura digital e digitalizada e o papel dos mediadores e instâncias de leitores jovens. A investigação adotou uma perspectiva quantitativa e qualitativa com aplicação de questionário a 342 jovens de estratos socioeconômicos diferenciados e acompanhamos as práticas de leitura de 6 leitores jovens. O aporte teórico baseia-se nos estudos sobre a história do livro e da leitura, da leitura literária digital e da sociologia. Verificamos que os modos de realizar as leituras literárias digitais variam segundo o tipo de obra, o tempo disponí­vel para a leitura, o dispositivo digital utilizado, entre outros elementos que irão imprimir comportamentos e gestos diferenciados no ato da leitura. Destaca-se a importância dos colegas, da sociabilidade literária na Internet e da indústria cultural que se configuram como mediadores na formação dos leitores jovens. Palavras-chave: Literatura digital. Leitura literária digital. Leitores Jovens. Mediadores.

Biographie de l'auteur-e

Mônica Daisy Vieira Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais do departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Pesquisadora do Centro de Alfabetização,Leitura e Escrita/ CEALE e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/NEPCED.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-27

Comment citer

Araújo, M. D. V. (2020). Mediadores e formas de ler literatura digital e digitalizada por leitores jovens. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 540–568. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6509

Numéro

Rubrique

Artigos