Direitos de Aprendizagem: desafios para sua efetividade

Auteurs-es

  • Leicijane da Silva Barros Universidade Federal do Tocantins
  • Elinda Maria Monteiro Gomes Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Araguaí­na/TO
  • Laila Cristine Ribeiro da Silva Universidade Federal do Tocantins

Résumé

O presente trabalho buscou analisar as percepções que educadores, participantes de um programa de alfabetização de âmbito nacional (PNAIC), possuem acerca do Direito à Educação, sua relação com os Direitos de Aprendizagem e as dificuldades para a efetivação e transposição desses direitos no referencial curricular que norteia a rede de ensino pesquisada. O aporte teórico partiu de estudos sobre direitos constitucionais (BOBBIO, 1992; PIOVESAN, 2010), alfabetização e letramento (SOARES, 1998, 2004, 2013; KLEIMAN, 2005), avaliação e currí­culo (CRUZ, 2012; SANTOS, 2012). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, visto que não utilizou técnicas estatí­sticas, mas buscou compreender e interpretar dados, atribuindo-lhe significados. Para tanto, analisou-se documentos oficiais, materiais didáticos e um questionário aberto aplicado aos professores. O estudo apontou que a maioria dos participantes compreende com clareza o que venha a ser o Direito à Educação, contudo no que tange aos Direitos de Aprendizagem, demonstram ainda pouco conhecimento da temática. Palavras-chave: Currí­culo. Direitos de Aprendizagem. Direito à Educação. PNAIC.

Bibliographies de l'auteur-e

Leicijane da Silva Barros, Universidade Federal do Tocantins

É doutoranda em Letras: Ensino de Lí­ngua e Literatura -- Universidade Federal do Tocantins - UFT (2017). É mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFLETRAS/UFT, Campus de Araguaí­na - TO (2015). Possui especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e em Lí­ngua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED (2011). É graduada em Letras pela Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS (2002). Tem experiência de 14 anos de docência na Educação Básica e oito anos de experiência como orientadora de estudo e tutora de programas de formação continuada de professores do Ministério da Educação, voltados para as áreas de Alfabetização, Linguagem e Letramento. É coordenadora de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Araguaí­na - TO.

Elinda Maria Monteiro Gomes, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Araguaí­na/TO

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Licenciada em Normal Superior pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL. É professora da Secretaria Municipal da Educação de Araguaí­na - TO. Tem experiência com programas de formação de professores da Educação Básica, especialmente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Laila Cristine Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em História - ProfHistória, pela Universidade Federal do Tocantins. Graduada em História pela Universidade Federal do Tocantins. Atua como docente junto a atividades educacionais relacionadas ao ensino de História, Direito e Programas de Formação Continuada.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-27

Comment citer

Barros, L. da S., Gomes, E. M. M., & Silva, L. C. R. da. (2020). Direitos de Aprendizagem: desafios para sua efetividade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 517–539. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6508

Numéro

Rubrique

Artigos