Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e benefí­cios na educação

Auteurs-es

  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa Universidade Estácio de Sá - UNESA
  • Marco Antonio Zappala-Guimarães Universidade Veiga de Almeida Universidade Estácio de Sá

Résumé

Em um mundo onde as tecnologias de informação e comunicação (TIC) evoluem constantemente, apresentando grande quantidade de equipamentos que simplificam a comunicação e conectam "grupos sociais" às novas tecnologias e a "mundos digitais", é possí­vel perceber que algumas pessoas consideram com naturalidade a utilização da Realidade Virtual e a Realidade Aumentada na Educação, sendo viabilizadas por meio de computadores, smartphones e meios digitais pela sociedade contemporânea. Entretanto, ao tratarmos de um processo educacional por meio destas concepções, torna-se necessário a verificação crí­tica em relação ao seu uso. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo tratar a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada na Educação, apresentando concepções sobre o assunto e relacionando-as com conceitos associados ao seu emprego na sociedade contemporânea, bem como verificar os benefí­cios, limitações e motivações para sua utilização no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Realidade virtual. Realidade aumentada. Tecnologias da informação e comunicação. Educação. Abstract In a world where information and communication technologies (ICTs) constantly evolve, with a large amount of equipment that simplifies communication and connects "social groups" to new technologies and "digital worlds", it is possible to notice that some people consider the use of Virtual Reality and Augmented Reality in Education, being made possible through computers, smartphones and digital media by contemporary society. However, when dealing with an educational process through these conceptions, it becomes necessary the critical verification in relation to its use. Thus, this paper aims to deal with Virtual Reality and Augmented Reality in Education, presenting concepts about the subject and relating them to concepts associated with their use in contemporary society, as well as to verify the benefits, limitations and motivations for their use in the teaching-learning process. Keywords: Augmented reality. Education. Information and communication technology. Virtual reality.

Bibliographies de l'auteur-e

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Universidade Estácio de Sá - UNESA

http://lattes.cnpq.br/6986927279922334

Marco Antonio Zappala-Guimarães, Universidade Veiga de Almeida Universidade Estácio de Sá

http://lattes.cnpq.br/7861791034098058

Publié-e

2019-02-21

Comment citer

Pedrosa, S. M. P. de A., & Zappala-Guimarães, M. A. (2019). Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e benefí­cios na educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(43), 123–146. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6258

Numéro

Rubrique

Artigos