Música e Educação Ambiental: composições discursivas na fabricação do Naturalismo poético-pampeano

Auteurs-es

  • Virgínia Tavares Vieira Universidade do Planalto Caterinense
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Lorena Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande/ RM-Rio Grande

Résumé

O presente artigo tem por objetivo mostrar como vem sendo fabricadas formas de narrar a natureza do pampa sulino. O aporte teórico-metodológico que sustenta a pesquisa trata de algumas ferramentas da Análise do Discurso a partir de Michel Foucault. Nesta pesquisa, o sujeito gaúcho emerge no corpus discursivo como pertencente a paisagem natural e cultural pampeana. Beleza natural e Cultura Gaúcha é um dos enunciados que sustenta a fabricação discursiva do Naturalismo poético-pampeano. Tal enunciado foi constituí­do ante uma recorrência de enunciações que enaltecem os elementos naturais de forma bela e romântica tendo o sujeito gaúcho como mais um elemento na composição dessa paisagem. Trata-se de um tipo particular de naturalismo, na qual o sujeito gaúcho é poeticamente articulado a paisagem sulina. No Naturalismo poético-pampeano do final do século XX e iní­cio do século XXI, gaúcho e elementos naturais vão constituindo a própria natureza. Palavras-chave: Educação Ambiental. Cultura. Michel Foucault. Música pampeana.

Bibliographies de l'auteur-e

Virgínia Tavares Vieira, Universidade do Planalto Caterinense

Mestre e doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bacharel e licenciada em Música pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da mesma Universidade. Pós-doutorado na Facultad de Filosofí­a da Universidade de Murcia. Lí­der do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF.

Lorena Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande/ RM-Rio Grande

Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF.

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Publié-e

2020-09-04

Comment citer

Vieira, V. T., Henning, P. C., & Silva, L. S. (2020). Música e Educação Ambiental: composições discursivas na fabricação do Naturalismo poético-pampeano. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 154–179. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6118

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