Educação e pedagogia: a definição de um campo cientí­fico

Auteurs-es

  • Láelia Portela Moreira CFCH/UFRJ / UCAM

Résumé

No Brasil, as primeiras reflexões sobre a identidade do campo educacional vinculam-se ao projeto de constituição do CBPE- Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, na década de 1950. Entretanto, apenas nos anos 1990 o assunto passa a ser tratado de forma mais sistemática. O tema permanece ainda hoje em discussão, juntamente com a questão metodológica, esta mais caracterí­stica da década atual. Com base na idéia de Tradição de Pesquisa, de Laudan, pretende-se analisar aspectos da tradição do CBPE, bem como a emergência de uma nova linha de investigação sobre o assunto, a partir da década de 1990, quando a questão é retomada sob nova perspectiva. Palavras-chave: Educação. Pedagogia. Ciências Sociais. Tradição de pesquisa.

Publié-e

2018-11-12

Comment citer

Moreira, L. P. (2018). Educação e pedagogia: a definição de um campo cientí­fico. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 3(6), 89–108. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5933

Numéro

Rubrique

Artigos