A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SANTA CATARINA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: O CURSO NORMAL DO COLÉGIO AURORA

Auteurs-es

  • Ana Laura Tridapalli UDESC
  • Maria das Dores Daros Universidade Federal de Santa Catarina

Résumé

É nossa intenção, neste artigo, analisar como o movimento de constituição do campo educacional brasileiro influenciou a formação de professores em Santa Catarina, e em particular o curso normal do Colégio Aurora de Caçador. Através de uma análise histórica analisaremos a trajetória da formação docente no estado de Santa Catarina, e dentro desse contexto, observaremos o processo de equiparação do Curso Normal do Colégio Aurora. Em seguida, estudaremos os saberes escolares presentes na formação de professores deste educandário. O estudo do caderno escolar de um normalista do Colégio Aurora mostra uma dicotomia que também estava posta nos diferentes projetos educacionais quanto à formação de professores: a profissionalização defendida pelo grupo dos Pioneiros da Educação e uma visão vocacional do magistério. Como fonte para este estudo, recorremos ao caderno de anotações, Regulamento Interno do Colégio, convite de formatura, discurso do orador da primeira turma de formandos; bem como periódicos da década de 1930 pesquisados na Biblioteca Pública do Estado em Florianópolis; e os relatórios da Inspetoria Estadual que estão disponí­veis no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, também em Florianópolis.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Laura Tridapalli, UDESC

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, Psicologia e História atuando principalmente no seguinte tema:cultura escolar.

Maria das Dores Daros, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1972), mestrado em Sociologia Polí­tica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984) , doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, História da Educação e a História dos Intelectuais, Estado e Polí­ticas Educativas e História da Formação de Professores. Possui vários trabalhos publicados em livros e revistas nacionais.

Publié-e

2014-06-17

Comment citer

Tridapalli, A. L., & Daros, M. das D. (2014). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SANTA CATARINA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: O CURSO NORMAL DO COLÉGIO AURORA. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 292–324. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/571

Numéro

Rubrique

Artigos