Educação especial, pesquisa e docência: leituras com Norbert Elias

Auteurs-es

  • Priscila de Carvalho Acosta Universidade Federal da Grande Dourados
  • Morgana de Fátima Agostini Martins Universidade Federal da Grande Dourados
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados

Résumé

Este trabalho é um recorte de pesquisa concluí­da que teve como objetivo mapear a disponibilização de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) no atendimento de alunos com deficiências sensoriais (deficiência auditiva e/ou surdez e/ou deficiência visual e/ou cegueira) em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das redes públicas de ensino. Nos fundamentamos nos aportes da sociologia figuracional de Norbert Elias, analisando os conceitos de interdependência e poder, inerentes às relações sociais. A pesquisa nos levou a perceber que de modo geral, o uso da TA auxilia o trabalho pedagógico na SRM, e contribui com o processo de escolarização do aluno com deficiência sensorial. Mas também permitiu questionar o atendimento que permanece restrito a espaços especí­ficos, - no municí­pio pesquisado denominado polos - portanto ao se concentrar em algumas instituições impedem o acesso a todo público que se beneficiaria do serviço. Palavras-chave: Educação especial. Norbert Elias. Sociologia figuracional. Tecnologia assistiva.

Téléchargements

Publié-e

2020-06-20

Comment citer

Acosta, P. de C., Martins, M. de F. A., & Sarat, M. (2020). Educação especial, pesquisa e docência: leituras com Norbert Elias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 135–154. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5260

Numéro

Rubrique

Artigos