As representações sociais de alunos do 9º ano do ensino fundamental acerca das regras presentes em escolas públicas

Auteurs-es

  • Viviane Terezinha Koga Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

Résumé

Este artigo identifica as representações sociais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental acerca de regras presentes em escolas públicas e analisa se tais regras contribuem para o desenvolvimento moral dos alunos. As informações foram coletadas mediante a realização de oito grupos focais, tendo 48 alunos participantes. Para a coleta dos dados, partiu-se da abordagem estrutural e buscou-se aprofundamento na abordagem dimensional. Para a análise dos dados, utilizaram-se os pressupostos da análise de conteúdo coadjuvada pelo software Alceste. Os resultados indicaram que os alunos têm duas representações sociais das regras: na primeira, estão as representações e o reclame frente às práticas morais empreendidas pela escola durante a elaboração e a cobrança das regras; e, na segunda, estão as representações sociais da aceitação dos princí­pios morais que fundamentam essas regras. Palavras-chave: Alunos. Desenvolvimento moral. Práticas morais. Representações sociais.

Bibliographies de l'auteur-e

Viviane Terezinha Koga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas.

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação. Professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), atua na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-15

Comment citer

Koga, V. T., & Rosso, A. J. (2020). As representações sociais de alunos do 9º ano do ensino fundamental acerca das regras presentes em escolas públicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 179–206. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5078

Numéro

Rubrique

Artigos