Processos inclusivos, formação continuada de professores e Educação Profissional

Auteurs-es

  • Graciela Fagundes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Frederico Westphalen/RS
  • Liliana Maria Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Résumé

Resumo O artigo investe na temática da formação de professores associada à Educação Profissional e os processos inclusivos de pessoas com deficiência. A partir do contexto de ação pedagógica, em cursos profissionalizantes, discute-se a formação continuada e se analisam as dimensões emergentes nos discursos e percepções dos atores envolvidos. Além disso, busca identificar quais os saberes mobilizados e necessários, na perspectiva dos participantes, em relação à prática pedagógica com alunos com deficiência. Diante dos propósitos mencionados, a escrita associa-se à abordagem teórica Histórico-Cultural, a partir de Vygotsky, e autores relacionados à formação de professores e a Educação Profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, na qual o material investigativo envolveu entrevistas realizadas com professores e coordenadores que atuam em instituições de Educação Profissional do estado do Rio Grande do Sul. Os dados indicaram que o espaço institucional constitui-se como potencializador da formação continuada dos professores investigados, o que leva a caracterizá-la como uma formação com/no espaço de trabalho. Evidenciou-se a necessidade de uma formação continuada que ultrapasse a dimensão técnica como indicativo para minimizar a ênfase pragmática na ação docente, pois os resultados revelaram a valorização de aspectos relacionais como componentes importantes da formação que almeje qualificar os profissionais para a atuação com pessoas com deficiência. Destaca-se que a presença de alunos com deficiência na Educação Profissional tem suscitado à formação continuada, uma vez que a profissionalização desse público implica em processos inclusivos mais amplos que a Educação Básica, requer pensá-los também naquela modalidade. Palavras-chave: Educação Profissional. Formação Continuada. Formação de professores. Pessoas com deficiência. Abstract The article invests in the theme of teacher education associated to Professional Education and the inclusive processes of people with disabilities. From the context of pedagogical action, in vocational courses, the continued formation is discussed and the emergent dimensions in the discourses and perceptions of the involved actors are analyzed. In addition, it seeks to identify which knowledge is mobilized and necessary, from the perspective of the participants, related to the pedagogical practice with students with disabilities. Considering these purposes, the writing is associated with the historical-cultural theoretical approach, based on Vygotsky, and authors related to teacher training and Professional Education. This is a case study qualitative research, in which the research material involved interviews with teachers and coordinators who work in Professional Education institutions in the state of Rio Grande do Sul. The data indicated that the institutional space is constituted as a potentiator of the continuing education of the investigated teachers, which leads to characterize it as a training with / in the workspace. The need for continued training that overcomes the technical dimension as an indication to minimize the pragmatic emphasis on the teaching activity was evidenced, because the results revealed the appreciation of relational aspects as important components of the training that seeks to qualify the professionals to work with people with disabilities. It should be emphasized that the presence of students with disabilities in Professional Education has led to continued formation, once the professionalization of this public implies broader inclusive processes than Basic Education, it also requires thinking about them in that modality. Keywords: Continued Formation. People with disabilities. Professional Education. Teacher training.

Bibliographies de l'auteur-e

Graciela Fagundes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Frederico Westphalen/RS

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS (2017/1) com ênfase na temática: formação de professores e profissionalização de pessoas com deficiência. Mestre em Educação, na Linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos, pelo PPGEDU da UFRGS (2011/1). Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2004). Realizou estudos de Pós-Graduação (Latu Sensu) em Psicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva (PUCRS/2007) e, atualmente (2017/2), realiza Especialização (Latu Sensu) em Tradução/Interpretação em Libras (Uní­ntese - Pólo Chapecó/SC). Dedica-se enquanto profissional e pesquisadora na área da Educação Especial e suas articulações com as seguintes temáticas: Formação de Professores, Tecnologia Assistiva aplicada í  Educação e processos inclusivos escolar e laboral. Docente da área de Educação Especial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Frederico Westphalen.

Liliana Maria Passerino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Análisis Universitário de Sistemas/Licenciatura en Computación por la Universidad Tecnológica Nacional (1987, Argentina). Mestre em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1992). Doutora em Informática na Educação (UFRGS, 2005). Professora Associada na Faculdade de Educação FACED/UFRGS onde atua na Graduação e na Pós-graduação (PPGEDU/PGIE) nas áreas de inclusão, educação especial, acessibilidade e tecnologia assistiva. Seus principais projetos de pesquisa tem como objeto de investigação o desenvolvimento da interação e comunicação mediada por tecnologia em sujeitos com Transtorno do Espectro de Autismo (TEA). Coordenadora de projetos nacionais e internacionais, desenvolve pesquisas no âmbito da Comunicação Alternativa e Autismo o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos e robóticos para promoção de processos de inclusão. Coordenadora do Grupo de Pesquisa -TEIAS - Tecnologias na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade (http://www.ufrgs.br/teias).

Publié-e

2018-10-11

Comment citer

Fagundes Rodrigues, G., & Passerino, L. M. (2018). Processos inclusivos, formação continuada de professores e Educação Profissional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(41), 170–197. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5071

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