Representações profissionais de professores: tensões e pretensões
Résumé
Este estudo trata das representações profissionais de professores nos contextos de formação e de atuação docente, tendo em vista as tensões e pretensões vivenciadas no campo da educação. Tem como objetivo central identificar elementos para que se possa refletir sobre a identidade profissional e as representações profissionais que são aí construídas, assim como as lógicas que as sustentam e que retratam os percursos formativos e de ação docente, estruturando a imagem profissional (o habitus profissional) dos professores, em especial, daqueles que estão em escolas públicas do Ensino Fundamental II. O texto fundamenta-se em Moscovici (1985, 2003, 2012), Bourdieu (1996, 1997, 1998) e Dubar (1997), entre outros, a fim de desvendar as representações sociais/profissionais de professores no enfrentamento da formação e da profissionalização docente. A pesquisa, desenvolvida em três fases, ocorre em uma escola pública de São Paulo/SP, tendo como procedimentos metodológicos: aplicação de um questionário composto por questões fechadas, abertas e de evocação (1ª fase); realização de um grupo de discussão com oito docentes (2ª fase); e entrevistas com quatro professores (3ª fase). Como resultados parciais, configurou-se um espaço diferenciado de sentidos, problematizando a imagem profissional e as lógicas das resistências e/ou conformismo e das mudanças e/ou inovação. As representações profissionais dos professores são, assim, duplamente determinadas, ora por uma estrutura estruturada, ora pela possibilidade de uma estrutura estruturante, que pode gerar tensões e pretensões para um processo de mudança necessário.Téléchargements
Publié-e
2017-11-01
Comment citer
Abdalla, M. de F. B. (2017). Representações profissionais de professores: tensões e pretensões. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 130–160. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3772
Numéro
Rubrique
Artigos