Educação para o consumo: a ação docente em destaque
Résumé
O presente estudo propôs-se a investigar como o tema consumo vem sendo tratado no contexto escolar. Inicialmente, foram analisadas, nos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais), as diretrizes pedagógicas para o trabalho docente. Na sequência, com a intenção de compreender como a tema é tratado em sala de aula, questionários e entrevistas foram respondidos por professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa, por meio de um estudo qualitativo de caráter descritivo, mostrou que todos os professores identificam a importância de a escola trabalhar com esse tema, como possibilidade de conscientizar os alunos, pois, majoritariamente já presenciaram atitudes e situações nas quais o consumismo estava envolvido em sala de aula. O estudo aponta a necessidade de pensarmos a escola como espaço de libertação dos indivíduos da opressão e naturalização de determinados comportamentos pelo desenvolvimento de uma consciência crítica. Palavras-chave: Consumismo. Consumo. Documentos oficiais. Prática pedagógica.Téléchargements
Publié-e
2020-07-28
Comment citer
Zecchin, G. B., & Andrade, M. de F. R. de. (2020). Educação para o consumo: a ação docente em destaque. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 257–280. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3758
Numéro
Rubrique
Artigos