Famí­lias de estudantes de escola pública: um estudo sobre relações entre representações sociais e práticas de professoras

Auteurs-es

  • Andreza Maria de Lima UFPE/IFPE
  • Laêda Bezerra Machado UFPE

Résumé

No Brasil, nas últimas décadas, a universalização do acesso à escola pública insere estudantes de famí­lias pobres na educação formal. Neste artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, analisamos as relações entre as representações sociais das famí­lias de estudantes de escola pública construí­das por professoras e suas práticas. A Teoria das Representações Sociais, originada por Serge Moscovici, foi o referencial teórico de base para o estudo. Participaram 15 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Recife-PE. Na pesquisa, de natureza qualitativa, utilizamos a entrevista semiestruturada como procedimento de coleta. Para análise dos dados, usamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. As professoras reconhecem a importância da parceria famí­lia-escola. Entretanto, ao evidenciarem experiências práticas, algumas docentes indicaram que evitam um relacionamento mais estreito com as famí­lias. Os resultados mostraram que as representações sociais das professoras abrigam possibilidades que levam até às práticas de exclusão das famí­lias dos estudantes. As análises evidenciaram que é impossí­vel compreender as relações entre as representações sociais e as práticas das professoras sem discutir as relações entre as culturas de "quem representa" (as professoras) e "o que é representado" (as famí­lias dos estudantes). Ressaltamos a contribuição da pesquisa para as práticas pedagógicas, as polí­ticas educacionais e as práticas formadoras, pois reconhecemos que toda intervenção social deve considerar as representações sociais dos sujeitos.

Bibliographies de l'auteur-e

Andreza Maria de Lima, UFPE/IFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Possui Graduação em Pedagogia (2006) e Mestrado em Educação (2009) pela mesma Universidade. Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Pesqueira. Atua nos cursos de Licenciatura em Fí­sica e Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica, organização escolar brasileira, história da educação brasileira e relação famí­lia-escola. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais. Integra o Grupo de Pesquisa "Representações Sociais e Educação" na UFPE.

Laêda Bezerra Machado, UFPE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente, é Professora Associado 2 - da Universidade Federal de Pernambuco.- Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Atua na Graduação em Pedagogia, Licenciaturas Diversas e Programa de Pós-Graduação em Educação - Núcleo de Pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Organização da Educação Escolar Brasileira, Metodologia da Pesquisa Educacional e Pesquisa e Prática Pedagógica. Na pós-graduação, estuda a formação de Professores e Prática Pedagógica com ênfase no aporte das Representações Sociais. Integra o conselho editorial do Caderno CEDES e Revista Práxis Educativa (UEPG). É editora adjunta do periódico: Administração Educacional (DAEPE-UFPE)

Publié-e

2018-03-14

Comment citer

de Lima, A. M., & Machado, L. B. (2018). Famí­lias de estudantes de escola pública: um estudo sobre relações entre representações sociais e práticas de professoras. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 388–415. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3730

Numéro

Rubrique

Seção temática