Interdisciplinaridade na educação de jovens e adultos nas disciplinas Biologia e Lí­ngua Portuguesa: percepção de professores

Auteurs-es

  • Elisa Angélica Alves Guedes Universidade de Pernambuco
  • Marianne Louise Marinho Mendes Universidade de Pernambuco
  • Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias Universidade de Pernambuco

Résumé

A prática interdisciplinar contempla uma intervenção educativa que nos convida a questionarmos a prática docente visando identificar diferentes saberes envolvidos no ato de ensinar. O presente estudo consiste em apresentar qual a percepção de professores acerca da prática interdisciplinar na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública localizada no municí­pio de Petrolina-PE. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica. Foram entrevistadas duas professoras acerca da prática interdisciplinar que lecionam na Educação de Jovens e Adultos. O estudo apresenta a perspectiva de Ivani Fazenda quanto ao conceito de interdisciplinaridade; Edgar Morin, quanto ao processo de educação interdisciplinar; Paulo Freire, com a perspectiva da Educação de Jovens e Adultos, dentre outros autores. A interdisciplinaridade foi conceituada pelas professoras como apresentação de conteúdos de forma contextualizada e considerando também a bagagem de conhecimento prévio apresentada pelos alunos. Foi relatada a aplicação da interdisciplinaridade entre as disciplinas Biologia, Lí­ngua Portuguesa e Matemática. Relatou-se que dificuldades tais como falta de tempo para organizar as aulas, o diálogo com outras disciplinas para sistematizar conteúdos e falta de capacitação interferem na aplicação de tal prática. Mas foi inferido que a prática interdisciplinar contribui consideravelmente para a aprendizagem dos alunos. O presente estudo apresentou que, para as professoras pesquisadas, a concepção de interdisciplinaridade consiste na relação entre várias disciplinas de forma contextualizada, mas que ainda existem barreiras para a efetivação de sua prática. Entretanto, tal prática foi percebida como um fator que contribui com a aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Prática interdisciplinar. Biologia. Lí­ngua Portuguesa. Formação. EJA.

Bibliographies de l'auteur-e

Elisa Angélica Alves Guedes, Universidade de Pernambuco

Licenciada em Ciências Biológicas. Pós-Graduada em Gestão Ambiental. Bacharel em Nutrição. Mestranda em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI/UPE)

Marianne Louise Marinho Mendes, Universidade de Pernambuco

Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, vinculada ao curso de graduação em Nutrição e ao Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI.

Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias, Universidade de Pernambuco

Docente Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Ní­vel mestrado - modalidade profissional da UPE Campus Petrolina vinculada a linha de pesquisa "Educação, Meio Ambiente e Saúde".

Téléchargements

Publié-e

2019-02-12

Comment citer

Guedes, E. A. A., Mendes, M. L. M., & Messias, C. M. B. de O. (2019). Interdisciplinaridade na educação de jovens e adultos nas disciplinas Biologia e Lí­ngua Portuguesa: percepção de professores. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 178–194. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3651

Numéro

Rubrique

Artigos