As representações sociais de autonomia e autonomia docente e suas relações de encaixe

Auteurs-es

  • Viviane de Bona Universidade Federal de Pernambuco
  • Elisângela Bastos de Melo Espíndola Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE
  • Lícia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco

Résumé

Resgatando alguns dos sentidos que o termo autonomia assumiu nas discussões do campo educacional, o trabalho traz elementos do conhecimento cientí­fico a partir das abordagens de Piaget (1994), Freire (2002) e Contreras (2002), que contribuem para a formação das representações sociais dos professores/as, entendendo que há um intercâmbio entre o conhecimento de senso comum e o conhecimento cientí­fico. Tomando como referência teórico-metodológica a abordagem estrutural, teve-se por objetivo analisar as representações sociais de autonomia e autonomia docente compartilhadas por professores/as do estado de Pernambuco. Os dados foram coletados por meio de teste de associação livre de palavras, aplicado junto a 421 docentes. Realizou-se a análise do conteúdo e da estrutura das representações apreendidas. Iniciou-se pela categorização dos dados e posteriormente, com auxí­lio do software Evoc, foram encontrados os elementos nucleares, bem como realizada a comparação da estrutura das referidas representações em busca das relações existentes. A categorização do campo semântico de autonomia e autonomia docente nos mostrou que o conteúdo dessas representações sociais é composto por elementos provenientes da moral, do social, do intelectual, do afetivo e do profissional. A análise comparativa das estruturas evidenciou aquilo que Abric (2003) chama de representações encaixadas (enclosed representations), existindo entre elas uma relação de encaixe. Mantendo entre si uma relação de hierarquia e de dependência. Com efeito, a representação social de autonomia docente é dependente da representação social de autonomia.

Bibliographies de l'auteur-e

Viviane de Bona, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Elisângela Bastos de Melo Espíndola, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Lícia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Publié-e

2017-10-25

Comment citer

Bona, V. de, Espíndola, E. B. de M., & Maia, L. de S. L. (2017). As representações sociais de autonomia e autonomia docente e suas relações de encaixe. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 161–183. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3650

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