Diretrizes Curriculares e o Estagio supervisionado em Educação Fí­sica: O que mudou?

Auteurs-es

  • Maria Teresa Cauduro Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões

Résumé

O Texto trata de apresentar uma pesquisa realizada no Estagio Supervisionado em Educação Fí­sica e a metodologia empregada nas aulas de estágio. A metodologia foi para Ensino Fundamental e Anos Iniciais e trabalhada com 35 alunos de graduação no perí­odo de quatro meses. Duas perguntas norteadoras balizaram a investigação: É possí­vel mudar a percepção dos novos professores sobre a educação fí­sica nos estágios? A metodologia empregada pelo professor da disciplina é fator de mudança? O objetivo previa É possí­vel introduzir nas escolas, uma visão diferenciada da educação fí­sica a partir da proposta dos PCNs em um curso novo de educação fí­sica? O trabalho foi realizado baseado nos PCNs da Educação Fí­sica enquanto conteúdos e filosofia. Todos os planos foram com atividades lúdicas. Os resultados obtidos em 30 escolas resultaram em elogios sobre o trabalho dos estagiários, abrindo as portas para outros estagiários e alguns alunos foram contratados como monitores em alguns municí­pios. Pode-se concluir que, a mediação por parte do (a) supervisor (a) do estágio é fundamental nas mudanças, entretanto, a escolha das escolas é importantí­ssima visto que, os acadêmicos poderão romper ou não com as reproduções que a sociedade impõe. O que se mostrou aqui é prova de que a mudança pode sair do papel. De que o estágio supervisionado é uma ferramenta de mudança pedagógica e social.

Biographie de l'auteur-e

Maria Teresa Cauduro, Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Feevale (2009), graduação em Licenciatura Em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Pedagogia pela Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Filosofia y Ciencias de la Educación - Universidad de Barcelona (1999). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI- Frederico Westphalen/RS nos cursos de Educação Fí­sica, Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação.Membro da Comissão de Especialistas do INEP/MEC, Brasil, como avaliadora Institucional e de Cursos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação fí­sica, formação de professor, pesquisa qualitativa, ensino superior,crianças de risco e inclusão social.

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Publié-e

2013-06-17

Comment citer

Cauduro, M. T. (2013). Diretrizes Curriculares e o Estagio supervisionado em Educação Fí­sica: O que mudou?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 305–317. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/341

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