Diretrizes Curriculares e o Estagio supervisionado em Educação Física: O que mudou?
Resumen
O Texto trata de apresentar uma pesquisa realizada no Estagio Supervisionado em Educação Física e a metodologia empregada nas aulas de estágio. A metodologia foi para Ensino Fundamental e Anos Iniciais e trabalhada com 35 alunos de graduação no período de quatro meses. Duas perguntas norteadoras balizaram a investigação: É possível mudar a percepção dos novos professores sobre a educação física nos estágios? A metodologia empregada pelo professor da disciplina é fator de mudança? O objetivo previa É possível introduzir nas escolas, uma visão diferenciada da educação física a partir da proposta dos PCNs em um curso novo de educação física? O trabalho foi realizado baseado nos PCNs da Educação Física enquanto conteúdos e filosofia. Todos os planos foram com atividades lúdicas. Os resultados obtidos em 30 escolas resultaram em elogios sobre o trabalho dos estagiários, abrindo as portas para outros estagiários e alguns alunos foram contratados como monitores em alguns municípios. Pode-se concluir que, a mediação por parte do (a) supervisor (a) do estágio é fundamental nas mudanças, entretanto, a escolha das escolas é importantíssima visto que, os acadêmicos poderão romper ou não com as reproduções que a sociedade impõe. O que se mostrou aqui é prova de que a mudança pode sair do papel. De que o estágio supervisionado é uma ferramenta de mudança pedagógica e social.Descargas
Publicado
2013-06-17
Cómo citar
Cauduro, M. T. (2013). Diretrizes Curriculares e o Estagio supervisionado em Educação Física: O que mudou?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 305–317. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/341
Número
Sección
Artigos