Biblioteca escolar e o trabalho colaborativo: possibilidades e desafios

Auteurs-es

  • Jussara Santos Pimenta Universidade Federal de Rondônia

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20190075

Résumé

Este trabalho apresenta os resultados de uma das fases da pesquisa realizada no perí­odo de 2014/2016, vinculado ao PIBIC/UNIR/CNPq em duas escolas da rede municipal de Porto Velho (RO). Teve como objetivo investigar como se efetiva a articulação da biblioteca escolar à sala de aula e entender como aquela se estrutura a partir de uma cultura colaborativa nas duas instituições. As escolas do Ensino Fundamental foram selecionadas a partir do seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), uma com um í­ndice elevado e outra com baixo desempenho, e que contemplassem a existência da biblioteca escolar. Esperava-se com a pesquisa compreender em que medida as propostas de melhoria da articulação sugerida entre biblioteca escolar e sala de aula de fato estavam sendo implementadas; se havia a existência de um trabalho colaborativo, mesmo que incipiente, garantindo o envolvimento da comunidade escolar na estruturação de ví­nculos definidos entre biblioteca escolar e sala de aula; de que forma este trabalho colaborativo, se e onde existia, foi suficiente para assegurar um ensino-aprendizagem de qualidade; e qual o efeito deste trabalho para os í­ndices do IDEB nas duas escolas pesquisadas. A coleta dos dados foi realizada por meio da observação direta nas escolas, por entrevistas e questionários. Os resultados salientam que o trabalho colaborativo e a articulação entre biblioteca escolar e sala de aula contribuem para um ensino e aprendizado de qualidade e foram suficientes para garantir um í­ndice elevado no IDEB em uma das escolas pesquisadas. Palavras-chave: Bibliotecas escolares; Trabalho colaborativo; Sala de aula.

Biographie de l'auteur-e

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação (UERJ/UL). Professora da Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - PPGEE/MEPE. Lí­der do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica.

Téléchargements

Publié-e

2019-02-12

Numéro

Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)