Inclusão na educação superior: significações de uma professora universitária

Auteurs-es

  • Maria Quitéria da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Eliane Cristina Moraes de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Soraya Dayanna Guimarães Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes Universidade Federal de Alagoas

Résumé

A presente pesquisa buscou apreender os sentidos constituí­dos por uma professora de Educação Fí­sica da Educação Superior acerca da inclusão de um aluno surdo em sua prática docente, desde o iní­cio da pesquisa (Episódio 1) até posterior colaboração da pesquisadora e dos consultores (Episódio 4). Nesta pesquisa foi utilizada a perspectiva teórica da Psicologia Sócio-Histórica. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista sobre a história de vida, observação participante e autoconfrontação simples. Para a análise de dados utilizamos os núcleos de significação. Nos resultados obtidos no Episódio 1 ficou evidente que os sentidos da professora acerca da sua prática docente não eram abertos à diversidade e, no Episódio 4, a professora percebeu todo o movimento e avanços de sua prática na perspectiva inclusiva. Além disso, revelou que a técnica de autoconfrontação simples, assim como a consultoria pedagógica, contribuí­ram para o desenvolvimento de uma proposta metodológica inclusiva e na constituição de novos sentidos para a prática docente da professora. Podemos afirmar que a professora deu um novo sentido à sua prática, sendo este, produto de todo o processo vivenciado pela mesma durante a pesquisa, somado à sua experiência de vida e aos elementos subjetivos já internalizados. Verificamos que a professora ressignificou sua prática criando estratégias para a participação de todos os alunos, além de perceber que a prática pedagógica se torna inclusiva quando o docente cria meios para que os alunos com deficiência participem das atividades juntamente aos demais. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Superior. Prática Docente. Abstract The present research aimed at apprehending the senses constituted by a Physical Education teacher, in Higher Education, about the inclusion of a deaf student in her teaching practice, from the beginning of the research (Episode 1) and after the collaboration of the researcher and the consultants (Episode 4). In this research the Socio-Historical Psychology approach was used. The instruments used were: an interview about her life history, observation of the participants and the simple selfconfrontation. For the analysis" data we used the nucleus of signification. In the results, in Episode 1, it was evident that the teacher's senses about her teaching practice were not open to diversity and in Episode 4, the teacher realized all the progress that her practice had in the inclusive perspective and revealed that Technique of simple selfconfrontation, as well as pedagogical consultancy, contributed to the development of an inclusive methodological proposal and the constitution of new meanings for the teaching practice of the teacher. We can affirm that the teacher gave a new meaning to her practice and this was the product of all the process she experienced during the research, her life experience and the subjective elements already internalized. For it she gave a new meaning to her practice by creating strategies for the participation of all students, and realizing that the pedagogical practice is inclusive when the teacher creates the means for the students with disabilities to participate in the activities together with the others. Keywords: Inclusive Education. Higher education. Teaching Practice.

Biographie de l'auteur-e

Maria Quitéria da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em Educação Fí­sica - Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas.

Publié-e

2018-05-22

Comment citer

Silva, M. Q. da, Moraes de Lima, E. C., Guimarães Santos, S. D., & Frederico Fumes, N. de L. (2018). Inclusão na educação superior: significações de uma professora universitária. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(42), 26–46. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3231

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