Pistas clássicas para pensarmos as Polí­ticas Educacionais na contemporaneidade: a efetivação do Projeto Polí­tico Pedagógico na República de Platão.

Auteurs-es

  • Fausto dos Santos Amaral Filho

Résumé

O presente artigo, de uma forma geral, procura mostrar a produtividade da leitura de textos clássicos para auxiliar-nos na elaboração dos projetos polí­tico-pedagógicos na contemporaneidade. Para tanto, partindo da relação intrí­nseca entre Filosofia, Polí­tica e Educação, considerando que tal relação está paradigmaticamente explicitada na Filosofia de Platão, mormente na sua República, busca-se especificamente no referido texto do Filósofo da Academia, através de uma leitura calcada na Hermenêutica, mormente aquela desenvolvida por Paul Ricoeur, a produtividade interpretativa adequada para pensarmos as questões contemporâneas relativas às Polí­ticas Pedagógicas em nossa sociedade. O que nos levará, como poderá ser visto, a concepções distintas do papel da educação, tais como: a formação integral do homem e a preparação técnica para o trabalho; temas efetivamente contemporâneos. Para cumprirmos tal intento, teremos a colaboração de diversos autores, destacando-se Dermeval Saviani, Jayme Paviani, Samuel Scolnicov, Werner Jaeger, dentre outros.

Biographie de l'auteur-e

Fausto dos Santos Amaral Filho

Licenciado e bacharelado em Filosofia, Mestrado em Filosofia e Doutorado em Filosofia

Téléchargements

Publié-e

2013-08-26

Comment citer

Amaral Filho, F. dos S. (2013). Pistas clássicas para pensarmos as Polí­ticas Educacionais na contemporaneidade: a efetivação do Projeto Polí­tico Pedagógico na República de Platão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 292–304. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/297

Numéro

Rubrique

Artigos