Pistas clássicas para pensarmos as Políticas Educacionais na contemporaneidade: a efetivação do Projeto Político Pedagógico na República de Platão.
Resumen
O presente artigo, de uma forma geral, procura mostrar a produtividade da leitura de textos clássicos para auxiliar-nos na elaboração dos projetos político-pedagógicos na contemporaneidade. Para tanto, partindo da relação intrínseca entre Filosofia, Política e Educação, considerando que tal relação está paradigmaticamente explicitada na Filosofia de Platão, mormente na sua República, busca-se especificamente no referido texto do Filósofo da Academia, através de uma leitura calcada na Hermenêutica, mormente aquela desenvolvida por Paul Ricoeur, a produtividade interpretativa adequada para pensarmos as questões contemporâneas relativas às Políticas Pedagógicas em nossa sociedade. O que nos levará, como poderá ser visto, a concepções distintas do papel da educação, tais como: a formação integral do homem e a preparação técnica para o trabalho; temas efetivamente contemporâneos. Para cumprirmos tal intento, teremos a colaboração de diversos autores, destacando-se Dermeval Saviani, Jayme Paviani, Samuel Scolnicov, Werner Jaeger, dentre outros.Descargas
Publicado
2013-08-26
Cómo citar
Amaral Filho, F. dos S. (2013). Pistas clássicas para pensarmos as Políticas Educacionais na contemporaneidade: a efetivação do Projeto Político Pedagógico na República de Platão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 292–304. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/297
Número
Sección
Artigos