A graduação tecnológica no Ensino Superior brasileiro e no PNE 2014-2024

Auteurs-es

  • Anthone Mateus Magalhães Afonso Instituto Federal Fluminense
  • Wania Regina Coutinho Gonzalez UNESA

Résumé

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre algumas polí­ticas educacionais direcionadas aos cursos superiores de tecnologia no Brasil e analisar o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 em busca de metas e estratégias que tratem do planejamento desses cursos, seja no escopo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ou do Ensino Superior. A partir da realização de análise documental, do plano citado, foi possí­vel responder a algumas questões emergentes no debate da educação superior no PNE vigente e obter algumas conclusões. Verificou-se que os cursos superiores de tecnologia ocupam um papel de destaque no ensino superior brasileiro nos últimos anos: no perí­odo de 2010 a 2013 apresentaram a maior taxa de crescimento do número de matrí­culas, de ingressantes e de concluintes e o maior crescimento do número de cursos registrados no Ministério da Educação (MEC). No PNE, foram identificadas as metas que tratam da EPT (10 e 11) e do ensino superior do Brasil (12, 13 e 15), sendo os cursos superiores de tecnologia tratados apenas na estratégia 15.10. Ficou evidente a concentração de metas e estratégias em determinadas áreas e setores da educação brasileira que careciam de maior atenção e cuidado no momento anterior de vigência do plano, deixando de fora ou não traçando um planejamento decenal mais apurado para os segmentos que possuí­am bons í­ndices ou taxas de crescimento positivas nesse mesmo perí­odo.

Bibliographies de l'auteur-e

Anthone Mateus Magalhães Afonso, Instituto Federal Fluminense

Doutorando em Educação. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Wania Regina Coutinho Gonzalez, UNESA

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá e professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Publié-e

2016-11-01

Comment citer

Afonso, A. M. M., & Gonzalez, W. R. C. (2016). A graduação tecnológica no Ensino Superior brasileiro e no PNE 2014-2024. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(33), 199–216. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2405

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