A graduação tecnológica no Ensino Superior brasileiro e no PNE 2014-2024
Abstract
Esse artigo tem como objetivo refletir sobre algumas políticas educacionais direcionadas aos cursos superiores de tecnologia no Brasil e analisar o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 em busca de metas e estratégias que tratem do planejamento desses cursos, seja no escopo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ou do Ensino Superior. A partir da realização de análise documental, do plano citado, foi possível responder a algumas questões emergentes no debate da educação superior no PNE vigente e obter algumas conclusões. Verificou-se que os cursos superiores de tecnologia ocupam um papel de destaque no ensino superior brasileiro nos últimos anos: no período de 2010 a 2013 apresentaram a maior taxa de crescimento do número de matrículas, de ingressantes e de concluintes e o maior crescimento do número de cursos registrados no Ministério da Educação (MEC). No PNE, foram identificadas as metas que tratam da EPT (10 e 11) e do ensino superior do Brasil (12, 13 e 15), sendo os cursos superiores de tecnologia tratados apenas na estratégia 15.10. Ficou evidente a concentração de metas e estratégias em determinadas áreas e setores da educação brasileira que careciam de maior atenção e cuidado no momento anterior de vigência do plano, deixando de fora ou não traçando um planejamento decenal mais apurado para os segmentos que possuíam bons índices ou taxas de crescimento positivas nesse mesmo período.Published
2016-11-01
How to Cite
Afonso, A. M. M., & Gonzalez, W. R. C. (2016). A graduação tecnológica no Ensino Superior brasileiro e no PNE 2014-2024. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(33), 199–216. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2405
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Artigos